PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFANCIA

  • Autor
  • ariane lima
  • Resumo
  • Introdução: Na infância, a grande maioria dos casos de acidentes ocorrem nas moradias das crianças, tais traumas podem ser evitados com adaptações nas casas e se os pais tiverem a consciência dos riscos que as crianças correm com as coisas mais simples. De acordo com últimos dados divulgados pelo ministério da saúde, entre 2020 e 2021, ocorreram 1.616 óbitos por acidentes domésticos com crianças de 0 a 14 anos. Óbitos decorrentes a quedas, intoxicações, engasgos, queimaduras e cortes. Metodologia: Esse estudo foi desenvolvido mediante a pesquisa bibliográfica com base de dados: SciELO, Ministério da Saúde, artigos e revistas de pediatria, acerca de acidentes infantis, usando como descritores as palavras acidentes, crianças, prevenção e enfermagem. Com objetivo de orientamos pais e responsáveis de crianças e adolescentes as medidas de prevenção de acidentes na infância, visando a diminuição de casos de incidente. Discussão: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidente é um acontecimento casual que independe da vontade humana, ocasionado por um fator externo originando dano corporal e mental. Na primeira infância que é de 0 a 5 anos, crianças tem tendencia de se acidentarem, pois é uma fase que eles estão propensos a perigos e tem o impulso de explorar o ambiente que as rodeia. Toda esta curiosidade é benéfica e saudável, no entanto quando está acompanhada de fatores inerentes ao fato de ser criança e outros relativos aos seus cuidadores e ao ambiente que as envolve, parece ter impacto na ocorrência de acidentes (Ramos et al., 2013).  Qualquer criança está exposta ao risco de acidentes, independente de sua classe social, contudo, crianças que são de classes sociais mais desfavorecidas tem a tendencia de se acidentarem com mais frequência, porque normalmente elas residem em ambientes pequenos e desprotegidos. Com isso, em tais locais crianças e adolescentes se acidentam com quedas, queimaduras, intoxicações, cortes e engasgos por objeto estranhos. Resultados:  Assim sendo, é notório que medidas de prevenção são necessárias para a redução de incidência de acidentes envolvendo crianças. A prevenção pode começar a ser feita a partir do momento que a mãe vai para sua primeira consulta pré-natal, o profissional de saúde deve orientá-la a começar o planejamento de modificações no ambiente onde a criança vai crescer e se desenvolver, visando uma infância mais saudável e livre de agravos decorrentes de risco ambientais. Campanhas e políticas públicas feitas pelo governo federal, direcionadas á segurança infantil e ao empoderamento dos cuidados, com treinamento de primeiros socorros. Considerações finais: Dessa forma, é possível concluir que as medidas preventivas que englobam um conjunto de estratégias, sobretudo quando estas envolvem educação antecipada dos cuidadores, supervisão adequada e legislação pertinente ao contexto social, surtem mais efeito para garantir ambientes cada vez mais seguros para as crianças (Luiz et al., 2019).

  • Palavras-chave
  • Acidentes, infancia, prevenção, enfermagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Qualidade e Segurança na Assistência
Voltar Download

O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento. 

3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.

 

ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.

  • Tecnologia e Inovação em Enfermagem
  • Gestão, Ensino e Liderança
  • Qualidade e Segurança na Assistência

Comissão Organizadora


Adrielly Karyne da SIlva Oliveira

Luanny Vitória Fernandes da SIlva

Jennife Larisa dos Santos Chaves

Weydson da SIlva Barros

Andréa Maria de Melo Peixoto

Comissão Científica

Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo

 

Emaill para contato:

Simposiopernambucanode.enf@gmail.com

 

Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG