Introdução:
O trauma crânio-encefálico é uma lesão que afeta o crânio ou o cérebro, resultando em alterações funcionais ou estruturais do sistema nervoso central. Pode variar de leve a grave e incluir sintomas como perda de consciência, confusão mental ou até coma. Visto a gravidade do trauma, demanda-se uma imediata e precisa assistência da equipe de enfermagem, visando a estabilização dos sinais vitais da vítima.
Objetivo:
A presente revisão de literatura visa analisar as principais intervenções de enfermagem na estabilização inicial desses pacientes, tendo como pergunta norteadora: Quais são as principais intervenções de enfermagem para estabilização inicial de pacientes com trauma crânio-encefálico em serviços de urgência e emergência?
Metodologia:
A metodologia adotada foi a revisão integrativa de literatura, abrangendo artigos publicados entre 2016 e 2024 nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Research, Society and Development (RSD). Foram selecionados 8 artigos para a análise qualitativa, o que permitiu organizar informações sobre triagem, intervenções imediatas e estratégias de estabilização neurológica, hemodinâmica e respiratória.
Resultado:
O presente estudo demonstra que as intervenções de enfermagem desempenham um papel fundamental na estabilização inicial de pacientes com Trauma Crânio-Encefálico, com destaque para a manutenção das vias aéreas e controle adequado da ventilação, prevenindo a ocorrência de hipóxia. A Escala de Coma de Glasgow foi identificada como uma ferramenta indispensável para avaliação e direcionamento das intervenções. O monitoramento constante dos parâmetros neurológicos e hemodinâmicos contribui para a redução de complicações, e o uso de protocolos padronizados, como o Suporte Avançado de Vida no Trauma, melhora o atendimento e o prognóstico, evitando problemas secundários como a elevação da pressão intracraniana.
Conclusão:
Concluímos pela relevância das intervenções de enfermagem na estabilização inicial, evidenciando a utilização de protocolos para aprimorar os resultados clínicos e traumáticos. Recomenda-se a realização de mais pesquisas que avaliem o impacto dessas intervenções no processo de reabilitação e recuperação a longo prazo dos pacientes com Trauma Crânio-Encefálico, pois durante a pesquisa, a quantidade de artigos encontrados foi muito limitada, evidenciando a necessidade de mais trabalhos na área.
O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento.
3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.
ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.
Comissão Organizadora
Adrielly Karyne da SIlva Oliveira
Luanny Vitória Fernandes da SIlva
Jennife Larisa dos Santos Chaves
Weydson da SIlva Barros
Andréa Maria de Melo Peixoto
Comissão Científica
Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo
Emaill para contato:
Simposiopernambucanode.enf@gmail.com
Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG