INTRODUÇÃO
O parto vaginal é esperado no final de toda gravidez de risco habitual. Porém, existe uma taxa significativa e recorrente de complicação nesse tipo de parto causando laceração perineal na parturiente, caso não seja adotada condutas corretas e intencionais de prevenção.
OBJETIVO
Relatar uma complicação que pode ser evitada e/ou atenuada que acontece durante o parto normal e como a enfermagem pode atuar nessa prevenção.
METODOLOGIA
Estudo de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória, desenvolvido no período de outubro de 2024.
RESULTADOS
A laceração perineal ocorre durante o parto normal, geralmente em consequência de: mulher primípara; não preparação perineal para o parto normal; peso do recém-nascido superior a 4,000kg; parto rápido; posição do bebê; uso de instrumental cirúrgico como fórceps; uso de manobras de kristeller; erro na conduta do profissional que realiza o parto. Porém, esse acontecimento pode ser evitado e/ou ter sua gravidade reduzida com a utilização de algumas técnicas implementadas pela equipe de enfermagem nos ambientes intra e extra hospitalar, são elas: Exercício durante a gravidez que ajudará no crescimento do abdómen durante a gravidez, como também aumentará a capacidade de puxar durante o período expulsivo; Massagem perineal a partir da 28º-30º semana ajuda a preparar os tecidos do períneo para o parto, aumentando a elasticidade e diminuindo a resistência durante o estiramento dos músculos; Puxo espontâneo; Aplicação de calor; Posição materna: alterações posturais na fase passiva do segundo estágio do trabalho de parto, juntamente com a adoção da posição de decúbito lateral na fase ativa, incentivando apenas os puxos espontâneos, está associada à diminuição das taxas de partos instrumentalizados e de traumas perineais; Massagem perineal durante o trabalho de parto ajuda a aumentar a elasticidade e a suavidade dos tecidos, além de familiarizar a mulher com as sensações de pressão causadas pela descida do bebê durante o parto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A atuação da enfermagem na prevenção da laceração perineal começa no âmbito da consulta de pré-natal. Assim, a mulher deve ser incentivada a manter ou a iniciar a prática regular de exercício físico de moderada intensidade e com o acompanhamento de um profissional. Durante a gestação, a enfermeira incentiva e ensina a prática da massagem perineal, com orientações sobre seus benefícios e a forma correta de aplicá-la, pois essa prática tem sido ligada à redução de traumas perineais e prevenção da episiotomia. Durante o trabalho de parto, estimular a mudança de posição da parturiente na fase inicial do período expulsivo, além de incentivar o decúbito lateral na fase ativa do segundo estágio, mostrou-se eficaz na redução do uso de instrumentos no parto e na prevenção de traumas perineais. Por fim, a massagem perineal com vaselina durante a segunda fase do trabalho de parto não só reduz o tempo desta etapa, como também aumenta as chances de preservar o períneo.
Essas intervenções são destacadas pela literatura atual como uma contribuição relevante na prevenção do trauma perineal durante o parto, especialmente em relação à realização de episiotomias.
O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento.
3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.
ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.
Comissão Organizadora
Adrielly Karyne da SIlva Oliveira
Luanny Vitória Fernandes da SIlva
Jennife Larisa dos Santos Chaves
Weydson da SIlva Barros
Andréa Maria de Melo Peixoto
Comissão Científica
Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo
Emaill para contato:
Simposiopernambucanode.enf@gmail.com
Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG