ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA NA EXECUÇÃO prestada DA MANOBRA DE HEIMLICH

  • Autor
  • Laura Andriele de Melo Silva
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Magalhães Silva Romeiro , Andresa Sobral S. do Nascimento , Ana Paula de Andrade Estêvão
  • Resumo
  • Introdução: Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o engasgo ocorre normalmente por aspiração de um corpo estranho, sendo mais acometidas nas crianças do sexo masculino na faixa etária de 1 a 3 anos. As aspirações ocorrem cerca de 94% antes dos sete anos, e 50% em menores de quatro anos. Os sinais de alerta são dispneia, chiado no peito, rouquidão, tosse persistente, e lábios cianóticos, na ausência de tratamento da condição, ocasionando em asfixia, quando há interrupção de oxigênio, ou pneumonia quando o objeto é aspirado para o pulmão. Quando a aspiração do objeto resulta em oclusão torna-se imprescindível realizar a manobra de Heimlich, em razão disso é indubitável a necessidade de pais, professores ou cuidadores adquirirem o conhecimento de quando é necessário usar a técnica de desengasgo, quais são os sinais de alerta, e como realizar a manobra de maneira eficaz. Objetivo: Discutir a relevância de familiares e profissionais que tenham contato com o público infantil saiba realizar a manobra de desengasgo ou mais conhecida como manobra de Heimlich. Metodologia: No contemporâneo estudo refere-se a uma pesquisa de caráter revisativo integrativo de literatura. As bases de dados escolhidas foram: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), artigos em português tanto quanto em inglês, ano de publicação de no máximo cinco anos, optou-se pela leitura seletiva para a seleção das informações. Resultados e Discussão: A temática da discussão foi obtida através de pesquisas sobre a importância das pessoas serem habilitadas e treinadas a realizar a manobra de compressão abdominal, onde os resultados revelaram uma maior taxa de sobrevivência principalmente no âmbito da pediatria devido à mesma apresentar maior probabilidade de engasgo. Foi evidenciado que não faz-se necessário ser um profissional da saúde e que todo civil pode sim passar pelo treinamento adequado para conseguir realizar a técnica de forma efetiva. Conclusão: Na presente conjuntura é aplicado em grandes cidades, mas há um ínfimo de informação quando voltada aos interiores, sendo imprescindível um ponderamento das adversidades nessas situações onde a postura estatal é de majoritário descaso ao que se refere investimento em atenção básica e educação continuada para que todo cidadão consiga realizar a manobra de desobstrução das vias aéreas, inquestionavelmente o óbice ergue-se como parte da irresponsabilidade midiática. 

     

  • Palavras-chave
  • Manobra de Heimlich; Assistência; Enfermagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Qualidade e Segurança na Assistência
Voltar Download

O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento. 

3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.

 

ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.

  • Tecnologia e Inovação em Enfermagem
  • Gestão, Ensino e Liderança
  • Qualidade e Segurança na Assistência

Comissão Organizadora


Adrielly Karyne da SIlva Oliveira

Luanny Vitória Fernandes da SIlva

Jennife Larisa dos Santos Chaves

Weydson da SIlva Barros

Andréa Maria de Melo Peixoto

Comissão Científica

Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo

 

Emaill para contato:

Simposiopernambucanode.enf@gmail.com

 

Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG