A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

  • Autor
  • Cynthiane Gomes Brito
  • Co-autores
  • Carla Stefanny da Silva Ferreira , Jessica Maria de Oliveira Moura e Silva , Marilia Chaprão Aguiar Pereira , Rômulo de Azeredo César
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A compreensão detalhada sobre medicamentos é essencial para o enfermeiro, uma vez que seu papel vai além da simples administração das drogas. Conhecer os mecanismos de ação, efeitos colaterais, tempo de ação e resultados esperados permite ao profissional esclarecer dúvidas e transmitir segurança aos pacientes. Isso é especialmente relevante no tratamento da dor aguda e crônica, pois uma orientação clara e individualizada sobre os fármacos contribui para uma abordagem terapêutica eficaz e segura. Em casos de patologias infecciosas ou não infecciosas, a orientação precisa do enfermeiro também ajuda a prevenir a propagação da doença, garantindo que o paciente siga corretamente o tratamento até sua recuperação completa. Um enfermeiro bem preparado para orientar sobre o uso de medicamentos fortalece a confiança do paciente, promovendo maior adesão ao tratamento e contribuindo para um cuidado mais humanizado e responsável.

    OBJETIVO: O presente estudo visa identificar como é prestada a assistência de enfermagem durante a administração das medicações no ambiente hospitalar, tendo como pergunta norteadora quais são as praxes de enfermagem antes, durante e depois da administração de medicamento.

    METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura tendo como base de coleta de dados as plataformas SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) nos últimos 5 anos; foram encontrados 100 artigos, 80 foram excluídos após leitura do título, 17 foram excluídos após leitura do texto, restando apenas 3 que serviram para conclusão dos resultados. A metodologia consiste em um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Serão realizadas revisões   de coleta de dados que incluirá entrevistas com profissionais de enfermagem para identificar práticas, protocolos e desafios na administração segura de medicamentos. A análise será baseada na análise de conteúdo, destacando aspectos como erros comuns, fatores que contribuem para a segurança e práticas de prevenção de erros. Esse método permitirá compreender a importância da assistência de enfermagem na promoção de um ambiente seguro para a administração de medicamentos

    RESULTADOS: De acordo com o Ministério da Saúde, a assistência de enfermagem previne erros e promove a qualidade do cuidado ao paciente. Profissionais utilizam protocolos de segurança, como os "Seis Certos" (paciente, medicamento, dose, via, horário e documentação corretos), mas enfrentam dificuldades devido à sobrecarga de trabalho, falta de pessoal e treinamento contínuo. O cumprimento desses protocolos reduz erros e, com uma equipe bem treinada, a segurança do paciente aumenta. Recomenda-se programas de capacitação, uso de tecnologias e ambientes organizados para reforçar a segurança.

    CONCLUSÃO: A cultura de segurança deve ser fortalecida, incentivando os profissionais a seguirem as diretrizes de segurança e a reportarem incidentes de forma transparente, promovendo um ambiente de melhoria contínua. Durante a busca por artigo identificamos um número reduzido de publicação o qual dificultou o processo de construção da pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • Segurança de procedimentos; Cuidados de enfermagem; Gestão de qualidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Qualidade e Segurança na Assistência
Voltar Download

O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento. 

3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.

 

ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.

  • Tecnologia e Inovação em Enfermagem
  • Gestão, Ensino e Liderança
  • Qualidade e Segurança na Assistência

Comissão Organizadora


Adrielly Karyne da SIlva Oliveira

Luanny Vitória Fernandes da SIlva

Jennife Larisa dos Santos Chaves

Weydson da SIlva Barros

Andréa Maria de Melo Peixoto

Comissão Científica

Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo

 

Emaill para contato:

Simposiopernambucanode.enf@gmail.com

 

Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG