Resumo
Introdução: O abuso sexual infantil é qualquer abordagem ou prática sexual, realizada por uma pessoa adulta, contra crianças e adolescentes. É primordial examinar os aspectos específicos do abuso sexual na infância e na adolescência, para fornecer subsídios para um diagnóstico e tratamento precisos, enfatizando suas consequências a curto e a longo prazo. O abuso sexual causa um grande impacto na saúde física e mental de crianças e adolescentes, deixando marcas no seu desenvolvimento, com danos que podem durar a vida toda. Objetivo: O presente estudo tem como finalidade realizar uma revisão bibliográfica sobre o abuso sexual na infância. Para isso, realizamos uma pesquisa nas bases de dados SciELO. Metodologia: Revisão literária através de uma pesquisa nas bases de dados SciELO., utilizando como palavras-chave "abuso" e "violência sexual na infância". Revisar os aspectos peculiares que envolvem o abuso sexual na infância e na adolescência salientando suas consequências a curto e longo prazo.Resultados: O abuso sexual tem um enorme impacto na saúde física e mental de crianças e adolescentes, deixando marcas no seu desenvolvimento que podem durar a vida toda. A detecção precoce permite tratamento e monitoramento adequados, minimizando sequelas. O envolvimento da família deve ser considerado. Todas as distorções de relacionamento precisam ser avaliadas e abordadas para que a sua continuidade seja perturbada, levando ao potencial de abuso intergeracional e de nova vitimização. O reconhecimento dos sinais de alerta físicos e psicológicos da violência doméstica, bem como do abuso sexual, faz parte da avaliação. Conclusão: Toda enfermeiraprecisa ser capaz de interpretar os sinais e sintomas de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. É necessária proficiência em audiologia, exame clínico e tratamento. Devem ter formação na gestão psicológica de situações de violência e estar conscientes da legislação, das medidas legais e de protecção social em vigor nas suas comunidades, que são sempre necessárias para ajudar as vítimas de abuso sexual.
O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento.
3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.
ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.
Comissão Organizadora
Adrielly Karyne da SIlva Oliveira
Luanny Vitória Fernandes da SIlva
Jennife Larisa dos Santos Chaves
Weydson da SIlva Barros
Andréa Maria de Melo Peixoto
Comissão Científica
Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo
Emaill para contato:
Simposiopernambucanode.enf@gmail.com
Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG