INTRODUÇÃO: No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, os acidentes matam cerca de 40 mil pessoas por ano, sendo registrados mais de um milhão de acidentes. Diante dessa perspectiva, o enfermeiro tem atuação fundamental na assistência a esse paciente, onde o mesmo precisa ser capacitado para intervenção ágil, efetiva e segura. No primeiro momento de intervenção, o enfermeiro realizará segundo o protocolo XABCDE do trauma a avaliação das lesões, estabilizará a área afetada e fará a monitorização do paciente. OBJETIVO: Explorar e compreender a atuação do enfermeiro no atendimento a vítimas de politraumatismos em ambientes extra-hospitalares, com foco na aplicação do protocolo XABCDE do trauma, buscando identificar lacunas e oportunidades para aprimorar estratégias de atendimento pré-hospitalar, incluindo a integração de novas tecnologias, técnicas avançadas de treinamento e abordagens inovadoras que possam contribuir para um suporte mais eficiente às vítimas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura utilizando-se das bases de dados à disposição como SciELO, Google Acadêmico, RevistaIbero e Revista Ciência. Foram selecionados 10 artigos que relacionavam com o tema, após adotar os critérios de exclusão restaram-se 6 artigos utilizados para embasamento da pesquisa. Foram consideradas literaturas publicadas entre 2019 a 2024 nos idiomas inglês e português utilizando os descritores: "Urgência e Emergência" "Assistência pré-hospitalar" e"enfermagem". RESULTADOS: Os serviços de urgência e emergência, como o SAMU no Brasil, criado em 2003, visam reduzir o impacto de traumas e a mortalidade por atrasos no atendimento. O processo inclui três etapas de espera: desde a solicitação de internação é o transporte para a unidade de destino. É essencial que a assistência prestada seja de qualidade, focando no bem-estar e sobrevida das vítimas politraumatizadas. A equipe deve ser bem preparada e qualificada, oferecendo um atendimento humanizado e integrado, sempre priorizando a vida e minimizando complicações e morbimortalidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A revisão de literatura mostra a importância da atuação do enfermeiro no atendimento a vítimas de politraumatismos em ambientes extra-hospitalares, com o uso do protocolo XABCDE do trauma, orientado pelo Suporte Avançado de Vida em Traumas (ATLS). A capacitação contínua é essencial para garantir a segurança e eficácia do atendimento. Se tem uma necessidade de ampliar pesquisas que aprimorem as estratégias de assistência pré-hospitalar e explorem novas tecnologias e treinamentos.
O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento.
3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.
ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.
Comissão Organizadora
Adrielly Karyne da SIlva Oliveira
Luanny Vitória Fernandes da SIlva
Jennife Larisa dos Santos Chaves
Weydson da SIlva Barros
Andréa Maria de Melo Peixoto
Comissão Científica
Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo
Emaill para contato:
Simposiopernambucanode.enf@gmail.com
Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG