O IMPACTO DA ATUALIZAÇÃO DO ESQUEMA VACINAL NA PREVENÇÃO DE SURTOS EPIDÊMICOS NO BRASIL

  • Autor
  • Adrielly Karyne da Silva Oliveira
  • Co-autores
  • Ewerton Lucas Neres Ferreira , Stela Oliveira Medeiros de Alencar , Vânia Cristina Neres Silva
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A vacinação é preconizada pelo Ministério da Saúde que afirma que é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde da população, garantindo a prevenção contra doenças e a redução do número da quantidade de pessoas contaminadas por agentes infecciosos. A atualização do esquema vacinal contribui efetivamente para garantir um bom panorama da saúde da população brasileira. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2024) OBJETIVO: Analisar a relação entre a cobertura vacinal do Brasil com o surgimento de novas epidemias. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura utilizando como bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Pubmed e BVS, entre o período de 2019 a 2023. Os critérios de inclusão foram: artigos originais, nacionais, disponíveis na íntegra, excluindo-se materiais que não apresentassem conteúdos que se alinhasse com a temática da pesquisa. Os descritores utilizados na pesquisa foram: Vacinação, Surtos Epidêmicos, Saúde Pública, Brasil. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foram encontrados 226 artigos, após análise por título foram pré-selecionados 55 artigos, desses 55 artigos foi realizado a leitura do resumo que resultaram na seleção de 20 artigos e por fim a leitura na íntegra desses materiais, resultou na seleção e análise completa de 8 artigos. Dentre os materiais analisados na íntegra, observou-se que a atualização do esquema vacinal no Brasil impacta diretamente na prevenção de surtos de doenças imunopreveníveis. Estudos analisados evidenciam uma queda acentuada na cobertura vacinal a partir de 2016, agravada pela pandemia de COVID-19, com impactos negativos na contenção de doenças como sarampo e poliomielite (DOMINGUES et al., 2020; BARATA et al., 2023). A falta de adesão da população foi atribuída à hesitação vacinal, que decorre de fatores socioeconômicos, desinformação e dificuldades no acesso aos serviços de saúde (SCIELO, 2023). O Inquérito Nacional de Cobertura Vacinal (INCV 2020) revelou que a cobertura vacinal infantil estava abaixo de 75% nas principais capitais, bem distante da meta de 95% estipulada pela OMS para garantir imunidade coletiva (BARATA et al., 2023). As vacinas que requerem múltiplas doses apresentaram uma redução progressiva na adesão, sugerindo que barreiras operacionais e a falta de campanhas contínuas são fatores críticos para explicar essa queda. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, a partir dos estudos publicados e estudados, nota-se que a diminuição da taxa de vacinação ainda é uma grande problemática para o sistema de saúde, mesmo o Brasil sendo referência em vacinação, a redução do número de vacinados, contribui efetivamente para a ocorrência de novas epidemias, assim como demonstrou a covid-19, o Brasil, ainda detém de muitas dificuldades no que se refere a atualização do esquema vacinal.

     

  • Palavras-chave
  • (Vacinação, Prevenção, Epidemiologia)
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Qualidade e Segurança na Assistência
Voltar Download

O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento. 

3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.

 

ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.

  • Tecnologia e Inovação em Enfermagem
  • Gestão, Ensino e Liderança
  • Qualidade e Segurança na Assistência

Comissão Organizadora


Adrielly Karyne da SIlva Oliveira

Luanny Vitória Fernandes da SIlva

Jennife Larisa dos Santos Chaves

Weydson da SIlva Barros

Andréa Maria de Melo Peixoto

Comissão Científica

Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo

 

Emaill para contato:

Simposiopernambucanode.enf@gmail.com

 

Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG