INTRODUÇÃO: O sistema endócrino é responsável por controlar as atividades corporais por meio de hormônios produzidos por alguns órgãos e tecidos como hipotálamo, timo, pâncreas, ovários, testículos, rins, estômago, figado, intestino delgado, pele, coração, tecido adiposo, e placenta. (TORTORA, Gerard, Bryan. Princípios de Anatomia e Fisiologia, 16th ed. 2023). A importância do ensino sobre o sistema endócrino através de metodologia ativa é importante para facilitar o aprendizado de forma mais lúdica e ter uma compreensão mais afetiva. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi a construção de um modelo anatômico e elaboração de uma dinâmica para o ensino do sistema endócrino através de uma abordagem teórico-prática para estudantes do nono ano do ensino fundamental II para o projeto de extensão Ensinando Anatomia da UNIFG-PE.. METODOLOGIA: O método de ensino será realizado através de apresentações por slides (uma ferramenta que permite um aprendizado com recursos visuais) e uma representação com maquete feita através de materiais recicláveis (retalhos, isopor, papelão). Os estudantes poderão aprender sobre o conteúdo e adquirir conhecimento para criarem trabalhos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade. RESULTADOS E DISCURSSÕES: O modelo anatômico foi apresentado no projeto de extensão e atingiu o objeto proposto de uma abordagem mais dinâmica que facilita a compreensão do aprendizado de anatomia e fisiologia humana, visto que o modelo facilita uma dinâmica didática e estimula o raciocínio e a e a participação dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que este trabalho foi efetivo pois contribui para dinamicidade e apreende a atenção do público. Tal observação, demonstra que um material expositivo visual atrativo em conjunto com um material prático, como a maquete feita com um método lúdico e com baixo custo, contribui para o engajamento e compreensão dos alunos.
O Simpósio de Enfermagem é um evento técnico-científico organizado pelo Centro Universitário dos Guararapes na intenção de reunir estudantes e pesquisadores de várias instâncias em prol ao desenvolvimento da prática baseada em evidências. Nesta edição de 2024, o IV Simpósio de Enfermagem da UNIFG contemplou trabalhos científicos relacionados ao tema central: A Enfermagem e Sua Alta Performance na Transição do Cuidar, que estão disponíveis na íntegra nos Anais para disseminação do conhecimento.
3.2 NORMAS DE PADRONIZAÇÃO A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS.
ABNT NBR 6021:2015 - Versão Corrigida:2016 – Informação e documentação — Publicação periódica técnica e/ou científica — Apresentação.
Comissão Organizadora
Adrielly Karyne da SIlva Oliveira
Luanny Vitória Fernandes da SIlva
Jennife Larisa dos Santos Chaves
Weydson da SIlva Barros
Andréa Maria de Melo Peixoto
Comissão Científica
Amanda Verissimo Nunes
Maria Tamires Serafim dos Santos de Azevedo
Emaill para contato:
Simposiopernambucanode.enf@gmail.com
Esta é a primeira edição dos Anais do Simpósio de Enfermagem da UNIFG