INTRODUÇÃO: A infância é um período de grandes descobertas e aprendizagem. As atividades lúdicas possuem um importante papel nesse processo, tendo em vista que, é a partir das brincadeiras e desafios que as crianças adquirem e revelam suas potencialidades.
OBJETIVO: O foco deste trabalho é discutir sobre a importância do brincar no contexto da infância.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem crítica, a partir da vivência na Ação de Extensão “OFICINA DE INTERVENÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO DA INTERAÇÃO PARENTAL VOLTADA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA”, feito no Projeto Brincar, realizado na Associação Laços do Bem no Bairro Bela Vista em Catalão-GO, entre 1 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.
RESULTADOS: O brincar constitui uma função primordial no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, que muitas vezes se encontra em vulnerabilidade social. Pelas observações foi possível analisar as particularidades da primeira infância e formas de intervenção na relação das crianças com brinquedos e brincadeiras. As observações foram presenciais até o início da pandemia e através de filmagem das crianças brincando e relatando questões sobre o brincar em tempos de COVID-19. As limitações econômicas impediram muitas mães de participarem das atividades alternativas, porém os relatos apresentados apontaram para a continuação do brincar e das brincadeiras mesmo no cenário adverso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O brincar se estabelece como um divisor de águas na vida da criança, como forma de manifestação de suas potencialidades. Mesmo na adversidade as crianças brincam, mas a falta dos espaços qualificados é um elemento que surgiu, evidenciando que o distanciamento social teve um impacto negativo nessa atividade essencial da infância.
Comissão Organizadora
Jornada Acadêmica Científica - UFCAT
Comissão Científica