MONITORIA NO ENSINO REMOTO: IMPLICAÇÕES AOS DISCENTES INDÍGENAS

  • Autor
  • Andressa Fernandes dos Santos
  • Co-autores
  • Isabela Moraes Peres Rodrigues
  • Resumo
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    RESUMO: A monitoria acadêmica é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem e educação continuada dos discentes durante a graduação. Para tanto, é necessário abarcar a tecnicidade dos procedimentos aliado com o domínio teórico-científico. Sendo assim, deve-se discutir sobre a excepcionalidade do desenvolvimento de monitorias no ensino remoto destinado aos alunos indígenas do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Catalão. Objetivo: Relatar a experiência de monitoria aos alunos indígenas através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), na disciplina de Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem I.  Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência.   Foram realizados 13 encontros no semestre letivo, totalizando em 2 monitorias semanais, podendo ser aplicada de acordo com a demanda. Os encontros foram realizados utilizando-se diversos recursos digitais, tais como: Google meet, Kahoot, Canva, Power Point, YouTube. Resultados:  Participaram das monitorias 3 alunos indígenas. Durante os encontros foram trabalhados casos clínicos, construção de SAE (Sistematização da Assistência de enfermagem), registro e anotação de enfermagem, treino de técnicas, tais como: calçar luvas cirúrgicas, higienização das mãos, verificação de sinais vitais (pulso, frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial, saturação de oxigênio, entre outros), ressuscitação cardiopulmonar (RCP), verificação das medidas antropométricas, slides expositivos, jogos de perguntas e respostas. Os alunos indígenas participaram de todos os encontros, demonstrando interesse e proatividade, entretanto, era notório as dificuldades e barreiras de acessibilidade digital durante as práticas e o manuseio das TDICs para a execução das atividades propostas. Considerações finais: A excepcionalidade das monitorias dos cursos das ciências da saúde no formato remoto, por meio das TDICs, foi um fator desafiador aos indígenas. A dificuldade de acessibilidade nas aldeias, em associação com as adaptações digitais foram fatores incapacitantes para o acompanhamento e efetividade do processo de ensino-aprendizagem, necessitando de maior adaptação e inclusão universitária.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Continuada, TDICs, Indígenas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Extensão universitária no contexto da promoção de saúde
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