Introdução: No contexto atual, tem sido, cada vez mais necessário, a reorientação dos serviços de saúde para que atinjam a finalidade de compor modelos de cuidado que contemplem diferentes saberes na busca de um cuidado integral e promocional da saúde. Assim, a busca por modelos mais abrangentes precisa superar os entraves burocráticos dos serviços de saúde como também os modelos tradicionais na formação do profissional de saúde e na organização dos processos de trabalho em saúde.
Objetivos: Relatar os fatores envolvidos na elaboração dos prontuários no cuidado ao usuário do Programa de Atenção Domiciliar (PAD) articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como cenário mobilizador para a adoção da Educação Interprofissional (EIP), transformando o (PAD) uma oportunidade de superação de barreiras históricas para a composição do cuidado integral e interprofissional.
Metodologia: A realização de um prontuário padronizado, no qual todos os profissionais do Programa devem trabalhar juntos na sua construção. As metodologias utilizadas para elaboração dos prontuários foram: observação da rotina dos profissionais, estudo do funcionamento de outros serviços similares e com bom índice de execução, estudo de prontuários de profissões, na perspectiva das diretrizes do Ministério da Saúde e também das classes federativas das profissões.
Resultados: A colaboração interprofissional enquanto um processo de convivência no espaço comum entre diferentes profissões que desenvolvem a clínica ampliada, envolvendo o processo de comunicação e tomadas de decisões compartilhadas com o objetivo de compor um cuidado integral em saúde.
Considerações Finais: Entende-se, portanto, que os prontuários assumem um objetivo para além dos dados coletados e se tornam uma ferramenta para a construção da prática interprofissional com a finalidade de alcançar o resultado de um cuidado integral para os pacientes do Programa.
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Jornada Acadêmica Científica - UFCAT
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