INTRODUÇÃO: A sobrevida nos casos de urgência e emergência estão diretamente relacionados com o suporte dado nos primeiros minutos, sendo necessária a capacitação da população leiga. Na pandemia, a Educação em Saúde reinventou-se devido às medidas de segurança adotadas. Assim, a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Sudeste Goiano (LATESG) desenvolveu um projeto de extensão totalmente remoto, com início em agosto de 2021 e término previsto para julho de 2022, para contornar essa situação.
OBJETIVOS:
O presente trabalho visa descrever a experiência do uso do Instagram como ferramenta de educação em saúde, desenvolvido a partir da ação de extensão “Qualificação em Suporte Básico de Vida: Uma Articulação da Universidade, Comunidade e Rede de Atenção à Saúde em Catalão-GO”.
METODOLOGIA: Para o desenvolvimento da ação, são realizadas três ações-chave: lives mensais com profissionais de saúde, publicações de conteúdos educativos sobre as técnicas de primeiros-socorros e interações com a comunidade, esclarecendo as dúvidas mais comuns.
DISCUSSÃO E RESULTADOS:
Observou-se que o uso do Instagram como tecnologia da informação e comunicação demonstrou resultados positivos. Visto o contexto epidemiológico da pandemia de COVID-19, no qual se desenvolveu a ação, o uso de uma ferramenta virtual propiciou a disseminação de conhecimento sem comprometer o distanciamento social requerido.
No entanto, houve dificuldades quanto a atingir a população com pouco domínio do uso do Instagram, e intercorrências vividas pela equipe organizadora, como a pouca familiaridade com a transmissão de lives e de habilidades de design requeridas para elaboração de publicações para a página do evento. CONSIDERAÇÕES FINAIS:O instrumento usado tem atingido seu propósito de disseminação de informação em saúde, ainda que a ação de extensão esteja começando. Além do objetivo principal, a aproximação dos envolvidos na ação com a administração de uma tecnologia de informação tem propiciado a aquisição de habilidades essenciais para a atualidade.
Comissão Organizadora
Jornada Acadêmica Científica - UFCAT
Comissão Científica