PROGRAMA DE MONITORIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RESUMO: O Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação é definido como um processo vinculado às ações educacionais, pautado no desenvolvimento de atividades conjuntas entre docentes e discentes em aspectos variados, objetivando incluir a participação dos estudantes nas ações de ensino-aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência adquirida com a atuação no programa de monitoria em uma disciplina do campo da saúde oferecida remotamente. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. A vivência é concernente a monitoria na disciplina de Saúde Coletiva II, componente obrigatório na grade curricular do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Catalão. Em razão do cenário pandêmico ocasionado pela COVID-19, a disciplina e o processo de monitoria aconteceram remotamente, assim, os encontros entre monitores-docente e monitores-discentes aconteciam por intermédio de tecnologias digitais. Dentre as ações desenvolvidas pelos monitores, destacam-se o planejamento de atividades; preparo da monitoria e aprimoramento dos conteúdos da disciplina; auxílio aos estudantes de baixo rendimento; auxílio ao docente na orientação dos discentes em trabalhos acadêmicos e resolução de dúvidas. Resultados: Identificou-se durante a experiência uma troca de experiências entre todos os sujeitos envolvidos, corroborando para um maior aprendizado na disciplina. Apesar de todas as atividades terem sido realizadas virtualmente, uma das estratégias utilizadas para fortalecer o ensino-aprendizagem foi a elaboração de estudos de casos clínicos, que proporcionaram a visualização de um cenário verossímil pelos discentes, contribuindo com o raciocínio clínico e facilitando a aproximação da relação teoria-prática. Considerações finais/conclusão: O programa de monitoria, durante a excepcionalidade da pandemia da COVID-19, proporcionou uma abordagem horizontal, abarcando não somente o conteúdo das ciências da saúde, bem como os desafios do uso das tecnologias digitais, contribuindo para um desenvolvimento pedagógico qualificado.
PALAVRAS-CHAVE: Instituições Acadêmicas; Educação em Enfermagem; Saúde Pública.
Comissão Organizadora
Jornada Acadêmica Científica - UFCAT
Comissão Científica