INTRODUÇÃO: Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Catalão-GO, entre novembro de 2020 e maio de 2021, houve um número relevante de ocorrências atendidas, totalizando 1.322. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Sudeste Goiano (LATESG) desenvolveu uma ação de extensão para orientar a população acerca de condutas de primeiros socorros indispensáveis para aumentar a sobrevida frente a situações de urgência e emergência no ambiente extra-hospitalar.
OBJETIVO: O foco da ação de extensão é orientar o público leigo sobre identificação de emergências e a possibilidade de adoção de técnicas de suporte básico de vida até a chegada de atendimento especializado.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão em desenvolvimento, iniciado em agosto de 2021 e com término previsto para julho de 2022. O projeto consiste em um grupo de estudos para qualificação dos integrantes da LATESG, publicações de conteúdos educativos no Instagram @la.tesg e em lives mensais, abertas ao público em geral e com a participação de profissionais de saúde convidados.
RESULTADOS: A primeira live contou com a participação da coordenadora do SAMU de Catalão, discutindo o tema: “Quando acionar o SAMU? Como reconhecer uma emergência?”, com a participação simultânea de 40 pessoas. Além disso, a live ficou salva na rede social e até o presente momento conta com 102 visualizações. Consideramos o alcance obtido satisfatório. Estimamos uma participação crescente em nossas atividades ao vivo, bem como um aumento na interação com as postagens educativas semanais na @la.tesg.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com essa extensão, visamos orientar a comunidade sobre técnicas para preservar a vida até a chegada do atendimento especializado. Embora as atividades ainda estejam no início, nota-se um interesse significativo por meio das interações com o público na página oficial da LATESG.
Comissão Organizadora
Jornada Acadêmica Científica - UFCAT
Comissão Científica