EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DESAFIOS VIVENCIADOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Rafaela Talita Leal Pereira Souza
  • Co-autores
  • Silvana Glicéria Firmino , Jéssica Caproni Caixeta , Pedro Luiz Pereira Caldeira , William Koga Silva Filho , Jordana Alves de Aguiar
  • Resumo
  • RESUMO: A ação de extensão, cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), denominada Educação permanente para profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Catalão foi planejado com o intuito de auxiliar no processo de certificação da referida instituição como Hospital de Ensino da UFCAT. A educação permanente tem como principal objetivo incorporar o processo de ensino e aprendizagem no processo de trabalho, com vistas a colaborar com a organização, estruturação, preparação documental e melhoria na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Elaborado por docentes, técnicos administrativos e discentes, a proposta inicial trazia como foco, reuniões presenciais nos espaços internos da instituição, entretanto, em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas e readequadas de forma a acontecerem de modo remoto com apoio de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICS’s). Contudo, apesar do apoio das TDICS’s para a realização dos encontros, pesquisas e para a comunicação entre os organizadores do projeto e os profissionais da instituição, a limitação imposta pelo cenário da pandemia de Covid-19, apresentou-se como um grande desafio, visto que, com a suspensão das atividades presenciais a possibilidade de vivência da rotina hospitalar não foi possível. Dentre este podemos citar ainda: ausência de visitas técnicas presenciais; dificuldade no acompanhamento e monitorização das ações executadas referentes a segurança do paciente; redução do número de profissionais vinculados ao hospital com disponibilidade para participar dos encontros remotos e compor as comissões, considerando a sobrecarga de trabalho evidenciada no período da pandemia e a impossibilidade da prática de ações de intervenção. Neste sentido, considera-se que a execução do projeto, bem como o alcance dos objetivos inicialmente propostos, foram parcialmente prejudicadas e consequentemente a implementação das medidas de segurança e educação permanente almejadas precisaram ser replanejadas e adaptadas à realidade do atual cenário.

  • Palavras-chave
  • Educação Permanente; Pandemia Covid-19; Profissional de Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Extensão universitária no contexto da promoção de saúde
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