Introdução: Acidentes domésticos representam problema de saúde pública e, na infância, causam morbimortalidades que comprometem o desenvolvimento saudável. A pandemia da COVID-19 levou à maior permanência das crianças na residência, exigindo ampliação de medidas protetivas, que integram a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Segundo o Ministério da Saúde, entre março e outubro de 2019, atenderam-se aproximadamente 18 mil pacientes pediátricos vítimas de acidentes domésticos. Já em 2020, no mesmo período, foram mais de 39 mil, um aumento de 112%. Objetivo: Este trabalho descreve ação educativa realizada por membros da Liga Acadêmica de Pediatria e Puericultura da Universidade Federal de Catalão, visando prevenir acidentes domésticos infantis no município. A relevância do tema justifica-se pela maior vulnerabilidade dos infantes, devido aos aspectos psicomotores em desenvolvimento, à menor percepção de perigo e aos riscos do ambiente. Ademais, muitos acidentes são evitáveis com a difusão de atitudes simples de segurança. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência a respeito de intervenção realizada em sala de espera no Centro Integrado de Pediatria. Estavam presentes seis mães e crianças de idades variadas. Cada ligante expôs dicas práticas preventivas, referentes a cômodos da casa, enquanto os ouvintes acompanharam a explicação com folhetos confeccionados pela liga e distribuídos no local. Resultados: Obteve-se notória satisfação do público ouvinte, que se mostrou participativo e instruído ao final da ação. Ademais, benefícios práticos puderam ser perpetuados pela disponibilização dos materiais didáticos na unidade, potencializando a criação de ambientes seguros para as crianças. Conclusão: Nota-se que a ação realizada atingiu o objetivo proposto, porquanto propiciou aprendizado aos cuidadores e sedimentou o conhecimento adquirido pela escuta, por meio do material informativo. Em acidentes domésticos infantis, a educação em saúde constitui ferramenta potente de prevenção, considerando-se a capacidade de sensibilizar e mobilizar para situações que interferem no bem-estar das crianças
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Jornada Acadêmica Científica - UFCAT
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