Introdução: A forma como é introduzida a alimentação, assim como quais nutrientes são ofertados, é tão relevante quanto o ato de alimentar-se. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a alimentação infantil até os seis meses de vida deve ser exclusivamente oriunda do aleitamento materno, que fornece todos os nutrientes necessários e proteção contra patologias. Assim, a Liga Acadêmica de Pediatria e Puericultura da Universidade Federal de Catalão, por intermédio de encontro realizado no Centro Integrado de Pediatria (CIP) do município, abordou a temática da introdução alimentar com cuidadores presentes no local. Objetivo: Este trabalho objetiva descrever ação educativa realizada em sala de espera do CIP, vislumbrando-se a difusão de conhecimentos sobre introdução alimentar. O tema, de particular relevância, representa um marco no desenvolvimento infantil, podendo gerar insegurança aos pais e repercussões futuras para o indivíduo. Metodologia: Trata-se de relato de experiência acerca de ação educativa no modelo de sala de espera. A temática abordada foi apresentada ao público ouvinte em formato de questionário. Os ligantes inquiriram o público presente, composto por oito cuidadores. Então, cada aspecto temático das perguntas foi detalhado com orientações simples sobre como introduzir a alimentação nos infantes. Para efetividade da ação, foram usados alimentos reais para exemplificar, com a apresentação de alimentos in natura comparados a ultraprocessados. Resultados: Evidenciaram-se lacunas de conhecimento acerca do tema, mas grande satisfação dos ouvintes, fato informado pela equipe da unidade. Por fim, os cuidadores mostraram-se mais esclarecidos sobre introdução alimentar. Conclusão: Nota-se que a ação realizada atingiu o objetivo proposto e constitui meio simples para a prática da educação em saúde, além de abordar temática relevante na infância. Espera-se aprimorar o formato e utilizá-lo em intervenções futuras, a fim de atingir maior público e discutir outros temas importantes para a pediatria e para a população.
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Jornada Acadêmica Científica - UFCAT
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