GEOPROCESSAMENTO SEMIAUTOMATICO DE MODELOS DIGITAIS DE ALTITUDES (MDE) NO SOFTWARE QGIS

  • Autor
  • Ester Regina dos Santos Ferreira
  • Co-autores
  • Fabricio Rosa Amorim , Danielli Batistela
  • Resumo
  •  

    A combinação entre informações cartográficas e tecnologia computacional, a denominada geotecnologia, está mudando a natureza dos mapas. Percebe-se o potencial, diversificado uso e apresentação dos mapas nas ciências e na sociedade por meio das geotecnologias. Para tanto, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) permitem a disponibilidade de dados e de procedimentos para a manipulação das informações espaciais. Neste trabalho, explorou-se o uso de geotecnologia para processar imagens de Sensoriamento Remoto utilizadas para modelar digitalmente a superfície terrestre. Nesse sentido, desenvolveu-se uma ferramenta SIG para automatizar o processamento dos mapas que representam essa superfície. Os materiais dessa pesquisa foram escolhidos devido às suas potencialidades de utilização em aplicações cartográficas, além de serem fornecidos gratuitamente. Para a criação do Plugin, foram utilizados os Modelos Digitais de Elevação (MDE) SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) para o Brasil do projeto Topodata e o Alos Palsar disponível pela ASF (Alaska Satellite Facility). Os softwares utilizados foram: QGIS, de uso livre e código aberto, QtDesigner, para projeto e produção da interface do sistema, e Atom, para compilação de linhas de códigos e integração das bases de dados com a interface. Assim, deu-se o início do trabalho onde foi escolhida uma mesma área, pertencente ao município de Pato Branco-PR, para a de representações da superfície terrestre por meio das respectivas variáveis topográficas oriundas do Topodata e do Alos. Essas variáveis topográficas foram determinadas por bibliotecas pertencentes ao QGIS, aquelas que utilizam os algoritmos das bibliotecas GDAL e SAGA, sendo elas: Aspecto; Curvas de nível, Delimitação das bacias hidrográficas, Delimitação de canais hidrográficos, Índice de posição do terreno (TPI),  Índice de rugosidade do terreno (TRI), Mapas hipsométricos e Mapa de declividade. Como resultado do Plugin para o QGIS, a partir de um arquivo raster e um arquivo vetorial, o sistema mostrou-se capaz de fornecer corretamente, semiautomaticamente e de maneira intuitiva, as representações das variáveis topográficas pré-definidas.

  • Palavras-chave
  • Sistema de Informações Geográficas (SIG), Modelo Digital de Altitude (MDE), QGIS.
  • Área Temática
  • Agrimensura
Voltar Download

Os trabalhos aprovados para publicação nos Anais do CONEA 2020, foram classificados em três áreas de conhecimentos no âmbito da engenharia de agrimensura. Em cada dia do CONEA 2020 teremos uma sessão de apresentação dos trabalhos, em cada uma dessas áreas:

Dia 25/11/2020 - 17h30 às 18h50 - Sessão de apresentação de trabalhos - Cadastro Territorial

Dia 26/11/2020 - 17h30 às 18h50 - Sessão de apresentação de trabalhos - Topografia e Geodésia

Dia 27/11/2020 - 17h30 às 18h50 - Sessão de apresentação de trabalhos - Cartografia, Mapeamento, Sensoriamento Remoto, SIG

Em cada dia e horário da respectiva sessão, um dos autores precisa estar on line, no link a ser divulgado, para responder perguntas e prestar esclarecimentos sobre o trabalho, conforme demandas dos participantes do CONEA 2020. Não haverá apresentação específica de cada trabalho. Em cada sessão, um moderador fará uma apresentação geral dos trabalhos (título, autores, e comentários genéricos), podendo ser solicitado algum esclarecimento aos autores, em breve intervenção. Na sequencia teremos o momento de interação dos autores com os participantes do evento. Os autores estarão participando da sessão com áudio e vídeo. Os participantes farão as perguntas e comentários, via chat.

Todos os Resumos dos trabalhos aprovados já estão disponibilizados no site do evento, na aba "Anais". Recomenda-se aos participantes do CONEA 2020 uma leitura prévia dos trabalhos conforme área de interesse, possibilitando assim uma interação mais produtiva.

Agradecemos a participação de todos!

Comissão Científica do CONEA 2020

 

 

  • Agrimensura

Coordenação:
Artur Caldas Brandão – UFBA
Lucas Cavalcante – UNIT
Vanildo Rodrigues – UNESC

Demais membros:
Carlos Antonio Oliveira Vieira – UFSC
Claudionor Ribeiro da Silva - UFU
Elder Sanzio Aguiar Cerqueira – UFJF
Elmo Leonardo Xavier Tanajura – UFBA
Everton da Silva – UFSC
Fabiano Peixoto Freiman – UFBA
Hugo Schwalm – UNESC
Leonard Niero da Silveira – Unipampa
Leonardo Campos Inocêncio - Unissinos
Luiz Guimarães Barbosa – UFRRJ
Niel Nascimento Teixeira – UESC
Paulo de Oliveira Camargo - UNESP
Reginaldo Macedônio da Silva – UFRGS
Régis Fernandes Bueno – GeoVector
Ronaldo dos Santos da Rocha – UFRGS
Silvio Jacks dos Anjos Garnés – UFPE
Suzana Daniela Rocha Santos e Silva – UFBA

COMISSÃO ORGANIZADORA do CONEA 2020:

Walterwilson Carvalho Leite – FENEA
Vanildo Rodrigues - FENEA/UNESC
Joseval Costa Carqueija - FENEA
André Nogueira Borges - FENEA
Ronildo Brandão da Silva - FENEA
Hamilton Fernando Schenkel - FENEA
Solivan Serafim - ACEAG
Marcia Virgínia Cerqueira Santos - ASEAB
Tarcísio dos Reis Vieira - SEAMG
Daniella Rodrigues Tavares - APEAG
Madson Agehab – ASMEA
Marino Nazareno Lopes Sumariva - ACEAG
Artur Caldas Brandão - UFBA
Lucas Cavalcante - UNIT