Resumo: O mundo foi surpreendido no final de 2019 e início de 2020 com uma pandemia avassaladora, um contágio do corona-vírus alcançando taxas de centenas de milhares de mortos. O Brasil, como todo o resto do mundo sofreu as consequências de uma doença pouco conhecida. Esta pandemia atingiu todos os segmentos da sociedade, inclusive a educação, e com isto as atividades das universidades. As aulas presenciais foram interrompidas, e o isolamento social fechou, além das lojas, fábricas e outras instituições e também as escolas e universidades. As atividades essenciais foram em parte permitidas. Projetos de pesquisas, atividades de pós-graduação e graduação estão sendo avaliadas, caso a caso. As atividades de campo de ensino, pesquisa e extensão, previstas para este período tiveram que ser interrompidas e/ou repensadas, por envolverem deslocamentos das equipes, contato com as populações locais, hospedagem e alimentação nas regiões de estudos. De uma maneira geral, nas universidades, foram mantidas as atividades essenciais relacionadas à saúde, ao combate à pandemia, e aqueles relacionadas à segurança patrimonial e à preservação da instituição. Nesse trabalho, discutem-se alguns dos protocolos e procedimentos adotados pela UFRGS e UFBA, em período de pandemia, especificamente àqueles relacionados às saídas de campo e atividades práticas de topografia e geodésia. Serviram de base para o desenvolvimento deste trabalho, as definições estabelecidas pelo GT – Saídas de Campo da CONSSAT/UFRGS (Conselho das COSATs/UFRGS), além de contribuições de professores do IGEO/UFRGS, bem como as discussões ocorridas entre professores do Laboratório de Topografia e Geodésia (LTGEO) / curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram suspensas, até o final do ano civil de 2020, todas as atividades presenciais, acadêmicas e administrativas, ressalvadas as atividades consideradas essenciais pela Universidade, a saber, as que servem ao combate da COVID-19, bem como as que, se descontinuadas ou não realizadas remota ou presencialmente, podem causar danos irreparáveis ao patrimônio e à instituição, salvo em situações excepcionais a serem avaliadas pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento da COVID-19 [1], [2]. No entanto, foi permitido em caráter excepcional, aos colegiados de graduação que organizem as defesas de TCC, a continuidade das atividades de Pesquisa Orientada e dos Estágios Curriculares para garantir a integralização da matriz curricular de prováveis concluintes, em comum acordo entre docentes e discentes, nas condições que independam da retomada do calendário acadêmico para que ocorram, nem transgridam os protocolos sanitários exigidos em meio à pandemia da Covid-19 [3]. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as medidas adotadas consideraram que muitas atividades essenciais necessitam ser realizadas, e nestas foram inseridas as atividades de campo, fundamentais para diversos cursos de graduação e pós-graduação, em especial aquelas vinculadas às Geociências e Engenharias, como a Geografia, Geologia e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Sendo assim, as COSATs (Comissão de Saúde e Segurança no Ambiente Acadêmico) e diversos outros órgãos das Universidades brasileiras trabalharam para avaliar as possibilidades e definir procedimentos para diversas atividades em época de pandemia. Para este trabalho, os focos principais foram as atividades práticas de topografia e geodésia, fundamentais para estes cursos, e que envolvem o manuseio de equipamentos ótico/mecânico/eletrônicos, além de outros equipamentos e materiais. Neste estudo para desenvolvimento destes protocolos, identificaram-se premissas básicas apresentadas pelo setor epidemiológico das instituições, para minimizar a possibilidade de contágio de corona-vírus. Entre elas tem-se: 1. Preocupação com o transporte coletivo nas saídas de campo; 2. Cuidados com restaurantes e outros estabelecimentos, nas alimentações; 3. Hospedagem nos locais das atividades de campo; 4. Equipamentos e materiais utilizados, normalmente operados por mais de um discente. Sendo assim, com a preocupação maior de manter a saúde dos atores (professores, discentes, técnicos e demais profissionais envolvidos), foram desenvolvidos estes protocolos. Algumas orientações preliminares deverão ser atendidas, e são partes integrantes deste processo: a) Para minimizar o contágio e garantir a integridade física do corpo Docente, Discente, Técnicos Administrativos e servidores terceirizados, deve-se evitar ao máximo saídas de campo e atividades externas; b) Caso não seja possível, é recomendado diminuir o período da saída de campo e/ou dividir o grupo em turmas menores; c) Caso a saída de campo seja imprescindível para a formação dos Discentes, devem ser observados todos os cuidados preventivos e, tendo em vista que cada Unidade Acadêmica possui suas particularidades, sugestões adicionais de cuidado poderão ser adaptadas caso a caso; d) Destaca-se que Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos, integrantes do grupo de risco (fumantes, asmáticos, hipertensos, diabéticos, idosos, e todos com doenças crônicas e imunossuprimidos) não são recomendados a participar das Saídas de Campo e Atividades Externas. Na UFBA, as viagens de campo estão suspensas em 2020. Já na UFRGS, foram adotadas orientações pelo GT - Orientações para Saídas de Campo e Atividades Externas da UFRGS em período de Pandemia, da CONSSAT/UFRGS, que podem ser acessadas em: https://www.ufrgs.br/agronomia/joomla/index.php/documentos-cosat. Como considerações finais, mas sem esgotar o tema, as orientações e recomendações aqui apresentadas e discutidas consistem numa contribuição do GT - Orientações para Saídas de Campo e Atividades Externas da UFRGS em período de Pandemia, da CONSSAT/UFRGS, e de contribuições de professores da UFRGS, bem como das discussões entre professores do Laboratório de Topografia e Geodésia (LTGEO) da UFBA. As orientações se restringiram a alguns dos protocolos e procedimentos adotados pela UFRGS e UFBA, em período de pandemia, especificamente àqueles relacionados de saídas de campo e atividades práticas de topografia e geodésia. Essas discussões e orientações podem servir de subsídios para outras instituições, não obstante existirem outras medidas já adotadas em outras instituições de ensino.
Os trabalhos aprovados para publicação nos Anais do CONEA 2020, foram classificados em três áreas de conhecimentos no âmbito da engenharia de agrimensura. Em cada dia do CONEA 2020 teremos uma sessão de apresentação dos trabalhos, em cada uma dessas áreas:
Dia 25/11/2020 - 17h30 às 18h50 - Sessão de apresentação de trabalhos - Cadastro Territorial
Dia 26/11/2020 - 17h30 às 18h50 - Sessão de apresentação de trabalhos - Topografia e Geodésia
Dia 27/11/2020 - 17h30 às 18h50 - Sessão de apresentação de trabalhos - Cartografia, Mapeamento, Sensoriamento Remoto, SIG
Em cada dia e horário da respectiva sessão, um dos autores precisa estar on line, no link a ser divulgado, para responder perguntas e prestar esclarecimentos sobre o trabalho, conforme demandas dos participantes do CONEA 2020. Não haverá apresentação específica de cada trabalho. Em cada sessão, um moderador fará uma apresentação geral dos trabalhos (título, autores, e comentários genéricos), podendo ser solicitado algum esclarecimento aos autores, em breve intervenção. Na sequencia teremos o momento de interação dos autores com os participantes do evento. Os autores estarão participando da sessão com áudio e vídeo. Os participantes farão as perguntas e comentários, via chat.
Todos os Resumos dos trabalhos aprovados já estão disponibilizados no site do evento, na aba "Anais". Recomenda-se aos participantes do CONEA 2020 uma leitura prévia dos trabalhos conforme área de interesse, possibilitando assim uma interação mais produtiva.
Agradecemos a participação de todos!
Comissão Científica do CONEA 2020
Coordenação:
Artur Caldas Brandão – UFBA
Lucas Cavalcante – UNIT
Vanildo Rodrigues – UNESC
Demais membros:
Carlos Antonio Oliveira Vieira – UFSC
Claudionor Ribeiro da Silva - UFU
Elder Sanzio Aguiar Cerqueira – UFJF
Elmo Leonardo Xavier Tanajura – UFBA
Everton da Silva – UFSC
Fabiano Peixoto Freiman – UFBA
Hugo Schwalm – UNESC
Leonard Niero da Silveira – Unipampa
Leonardo Campos Inocêncio - Unissinos
Luiz Guimarães Barbosa – UFRRJ
Niel Nascimento Teixeira – UESC
Paulo de Oliveira Camargo - UNESP
Reginaldo Macedônio da Silva – UFRGS
Régis Fernandes Bueno – GeoVector
Ronaldo dos Santos da Rocha – UFRGS
Silvio Jacks dos Anjos Garnés – UFPE
Suzana Daniela Rocha Santos e Silva – UFBA
COMISSÃO ORGANIZADORA do CONEA 2020:
Walterwilson Carvalho Leite – FENEA
Vanildo Rodrigues - FENEA/UNESC
Joseval Costa Carqueija - FENEA
André Nogueira Borges - FENEA
Ronildo Brandão da Silva - FENEA
Hamilton Fernando Schenkel - FENEA
Solivan Serafim - ACEAG
Marcia Virgínia Cerqueira Santos - ASEAB
Tarcísio dos Reis Vieira - SEAMG
Daniella Rodrigues Tavares - APEAG
Madson Agehab – ASMEA
Marino Nazareno Lopes Sumariva - ACEAG
Artur Caldas Brandão - UFBA
Lucas Cavalcante - UNIT