O interesse em realizar a prática profissional na Secretária de Saúde de Borba relaciona-se ao fato de estar inserida atualmente como coordenadora do Polo de Telessaúde de Borba vinculado ao Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas e outras instituições que ofertam este serviço pelo SUS, nesse contexto a minha pesquisa tem pertinência com o projeto de pesquisa do mestrado, na qual envolve a Atenção Primária à Saúde, a População Ribeirinha e a Telessaúde.
O estágio de campo foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde Borba, de acordo com o estabelecimento do plano de trabalho, as orientações do secretário, e atribuições na qual estou inserida enquanto Coordenadora do Polo de Telessaúde, nesse contexto planejei e acompanhei as atividades da Telessaúde e das teleinterconsultas de telemedicina do Projeto PROADI-SUS. As tele-educações foram realizadas em sala ampla para que os profissionais do público-alvo conseguissem participar. O chat para tirar as dúvidas eram disponibilizadas pelos técnicos do Núcleo, assim como o preenchimento do forms para confirmar a participação no evento virtual. Diversos temas foram abordados durante o estágio.
A secretaria mantém um fluxo para a realização das teleconsultas e telemedicina e ocorre quando o usuário atendido na UBS ou outro serviço de saúde da rede necessita ser encaminhado para o especialista. Dessa forma, o médico preenche o Termo de referência e orienta o paciente a procurar os responsáveis pelo agendamento das teleconsultas. Os teleatendimentos são mediados por profissionais capacitados e treinados para utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs e manusear os equipamentos disponíveis. São diversas especialidades disponíveis pelo Núcleo de Telessaúde da UEA e pelo Projeto PROADI-SUS.
No decorrer do estágio de campo é notório o engajamento dos colaboradores da secretária para o fortalecimento e execução da telessaúde no município, certamente isso tem um impacto positivo para a qualidade do serviço. A prática proporciona vivência na área de interesse e da pesquisa. A telessaúde inserida no contexto Amazônico impulsiona a garantia de acesso à saúde ao serviço especializado e reduz a fila de espera do Sistema de Regulação (SISREG).