A formação técnica em enfermagem tem enfatizado a necessidade de rever processos formativos através de mecanismos que proporcionem ao discente o protagonismo e o empoderamento para prática assistencial assertiva respaldada em evidências. Porém, há contextos sociais em que este desafio se amplia, principalmente quando a efetivação da prática é precedida pela necessidade de aprendizado, mediado pelo ensino e compreensão de temáticas, que são ensinadas na disciplina saúde coletiva. Esse processo exige leituras recorrentes, análise de dados e associação com os contextos históricos e políticos nos quais a sociedade está inserida. A maioria então se mostra desinteressada, visto que ao cursar um curso assistencial tem se o foco em procedimentos assistenciais puramente, desconsiderando todo o processo de alocação de recursos, os fatores intrínsecos e extrínsecos que possibilitam ou não sua efetivação. A partir dessa análise percebeu-se a necessidade do docente de inserir a abordagem interativa e tradicional na construção do saber por meio da elaboração de jogos educativos e, desta forma, proporcionar educação em saúde neste processo formativo. É importante destacar que especificamente neste relato os técnicos em formação fazem parte de um programa de formação técnica em enfermagem do governo do estado de Minas Gerais. Os critérios para realizar a inscrição no processo seletivo antepõe pela conclusão ou a previsão de conclusão do ensino médio até o fim do curso e a apresentação dos documentos elencados no edital. Sob essa perspectiva o desafio se amplia, visto que há alunos nos mais diversos níveis de aprendizado, uns formados a muitos anos, outros em dupla jornada de estudos e uma grande maioria alocados em escolas distantes de seu domicílio, algo que impacta diretamente no tempo de deslocamento até a escola técnica. A carga horária da disciplina de saúde coletiva era equivalente a de quarenta horas aulas, e a ementa contemplava temáticas diversas, entretanto, destaco - neste estudo - a vacinação. Tal tema é relevante para uma sociedade na qual o aluno precisa compreender o fluxo de gestão dos processos do Programa Nacional de Imunização Brasileiro, o calendário vacinal, que varia de acordo com a faixa etária da população, e as normativas técnicas e assistenciais para execução do procedimento de enfermagem. Neste sentido, optou-se pela elaboração de jogos de tabuleiro pelos alunos. Buscando-se assim, viabilizar todas as possibilidades sociais, cognitivas nos mais variados contextos de compreensão e estratégias individuais para o resultado coletivo, utilizando para tal a abordagem interativa e tradicional. Esse estudo objetiva descrever a elaboração de jogos de tabuleiro por alunos do curso técnico de enfermagem na disciplina saúde coletiva do Programa Trilhas do Futuro- Belo Horizonte/MG.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir da elaboração de jogos de tabuleiro sobre a temática vacinação. Os participantes foram alunos, matriculados no II Módulo do Programa Trilhas do Futuro em horário vespertino. Foram elencados os seguintes temas: imunobiológicos especiais ofertados no Centro de Referência de Imunobiológico Especial; principais indicações e contra indicação de vacinas; dose, dosagem, via e local de administração das vacinas que compõem o calendário vacinal da criança e do adolescente; armazenamento e transporte de imunobiológicos; rede de frios; campanhas vacinais e eventos adversos em vacinação. As temáticas, citadas anteriormente, foram sorteadas pela docente para cada equipe, que precisaria ser composta por até 10 integrantes, da escolha de cada grupo, e, logo após, deveria ser escolhido um representante. Os requisitos obrigatórios para elaboração do jogo foram: cada jogo deveria ter: um manual instrutivo, perguntas e respostas, no mínimo 04 participantes, um tabuleiro e as peças do jogo. Cada equipe deveria construir 03 unidades de seu jogo: um em PDF - a fim de ser disponibilizado para estudo aos demais alunos da turma via aplicativo utilizado por eles, 01 unidade para avaliação pela professora, 01 unidade para ser doada para uma Unidade Básica de Saúde do Município de Belo Horizonte/MG, visando subsidiar educação em saúde e aprendizado tanto aos usuários participantes de grupos operativos em saúde, quanto para aqueles que aguardavam assistência em saúde na sala de espera. Toda elaboração do material teve como referencial teórico os manuais, orientações e normas técnicas sobre vacinação do Ministério de Saúde do Brasil. No dia da entrega do trabalho cada equipe realizou uma apresentação oral, na qual os integrantes apresentaram os jogos, explicaram aos demais alunos a dinâmica envolvida e interagiram com a turma por meio de diversas perguntas sobre a temática que investigaram. A aula expositiva posterior contemplou uma gincana na qual a classe foi separada em dois grandes grupos e todas as perguntas que compunham os jogos foram realizadas da seguinte maneira: um aluno da equipe A escolhia um colega da equipe B para responder sua pergunta, se ele não soubesse sua equipe poderia auxiliá-lo e, caso ninguém soubesse, o colega que perguntou deveria responder e sua equipe seria pontuada. Resultados e discussão: Foram elaborados seis jogos educativos nas salas em que era lecionada a disciplina saúde coletiva, demonstrando a importância da abordagem interativa e tradicional como mecanismo de efetivação do saber, considerando o cenário de atuação dos diversos atores envolvidos e o conhecimento obtido previamente ou adquirido ao longo do aprendizado. Percebeu-se maior adesão dos discentes a aula de saúde coletiva, participação ativa nos grupos de discussão sobre a temática, bem como ampliação do conhecimento sobre a Rede de Atenção à Saúde e os diversos fluxos vacinais de acordo com o nível de complexidade. A temática desafiadora para alguns tornou-se mais acessível mediante o saber construído em equipe e partilhado com as demais. É importante enfatizar que os alunos demonstraram preocupação na alocação efetiva dos recursos, compreensão sobre promoção de saúde e prevenção de agravos, o funcionamento da Rede de Atenção na oferta de imunobiológicos especiais e conhecimento sobre a relevância da notificação de efeitos adversos vacinais. Todo este saber deu-se no âmbito de atuação da enfermagem, sendo orientados acerca do que é atuação do profissional enfermeiro e do técnico de enfermagem. Os jogos foram disponibilizados em diversas Unidades Básicas em Belo Horizonte - MG em diversas regionais de saúde. Conclusão: Pode-se concluir que, discorrer as temáticas referentes à saúde coletiva desde a formação técnica em enfermagem, utilizando-se da abordagem interativa e tradicional, possibilitou a geração de um conhecimento aprofundado, discussões subsidiadas por evidências e a qualificação profissional para atuação com autonomia.