A enfermagem, enquanto ciência do cuidar, demanda - desde a formação profissional - preparo do discente para a promoção de saúde, prevenção de agravos e reabilitação, por meio da efetivação dos conhecimentos teóricos e técnicos. Neste sentido, este estudo busca descrever a realização de técnicas de enfermagem por meio de metodologia ativa de aprendizagem efetivada através das Oficinas de Cuidar, inseridas no plano de ensino de disciplinas consideradas teóricas. Para a realização dessas considerou-se o conteúdo a ser ensinado, de acordo com a ementa de cada disciplina. Na elaboração do plano de ensino estabeleceu-se que a cada oito aulas teóricas haveria uma Oficina de Cuidar. Para a realização o referencial teórico ensinado em sala era acrescido de material complementar para estudo dos alunos, que formavam equipes de até 08 discentes, sendo: 02 alunos atuantes diretamente na execução da técnica, outros 02 explicando o passo a passo para os demais colegas e os 04 restantes identificando fragilidades e potencialidades no processo de execução. O tempo preconizado para cada grupo era de até 20 minutos. As considerações eram registradas pelo representante do grupo executante e o representante das demais equipes em um Check List de conformidades e não conformidades e disponibilizados aos representantes de cada grupo. Essas subsidiaram a etapa subsequente, que consistia na elaboração de um grupo de discussão. Os resultados apontaram que os alunos que participaram dessas Oficinas de Cuidar apresentaram maior agilidade na tomada de decisão em situações de escassez de recursos, souberam identificar na equipe as potencialidades de cada membro e maximizar resultado em cada fase a partir da individualidade de cada um, a fim de obter um resultado coletivo de excelência. Pode-se perceber que as equipes também assimilaram muito bem os apontamentos de outras equipes em relação às não conformidades de forma profissional. Conteúdos que versam sobre a jurisprudência foram estudados com profundidade pelos alunos a fim de orientar o paciente acerca de direitos e deveres, justificar a realização ou não de um determinado procedimento, bem como orientá-lo em relação ao fluxo assistencial na Rede de Atenção em Saúde. A cada técnica finalizada os alunos realizavam orientações acerca da referência e contra referência do paciente na Rede de Atenção. Outrossim, a metodologia possibilitou aos discentes associar a realização da prática a outros conteúdos programáticos do curso. Conclui-se então que o ensino teórico, quando enfatizado pela prática por apontamentos críticos embasados na ciência, possibilitam melhorias tanto nos processos assistenciais, quanto no planejamento estratégico para execução e diminuição de agravos.