Ação de Dezembro Vermelho em uma Unidade de Saúde na Periferia de Belém: Um Relato de Experiência

  • Author
  • Paulo Daniel Pereira Raad
  • Co-authors
  • Nayelle Neves de Araújo , Layla Caroline Martins da Gama , Evelin Thays Ribeiro Dos Santos , Izabelle Soares Dias , Estefanie Alves Luna Amorim , Gelvana Souza Do Nascimento , Pedro Arthur Ferreira de Moura , Pedro Lucas Carrera da Silva
  • Abstract
  • Apresentação: O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, responsável por causar a AIDS em casos graves, comprometendo o sistema imunológico, o que resulta no desenvolvimento de doenças oportunistas no organismo. Dezembro Vermelho é o mês alusivo para incentivar o combate ao vírus do HIV. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos o Brasil registrou mais de 52 mil jovens entre 15 a 24 anos com HIV evoluírem para AIDS. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na realização de uma ação de educação em saúde relacionada ao dezembro vermelho. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a experiência de acadêmicos de enfermagem realizando uma ação de educação em saúde em alusão ao dezembro vermelho utilizando a metodologia da problematização do Arco de Charlez Maguerez. O arco possui cinco etapas: observação da realidade, levantamento de pontos-chaves, teorização, hipóteses de soluções e aplicação à realidade. A ação foi realizada em uma unidade municipal de saúde situada em um bairro periférico de Belém, na sala de espera, onde os pacientes aguardavam pelas consultas. Inicialmente, os acadêmicos questionaram a população acerca do HIV, buscando entender os pontos fortes e de fragilidades de seu conhecimento. Após isso, o grupo de acadêmicos explanou sobre o que é o HIV e sua diferença da AIDS, os modos de transmissão e prevenção, formas de diagnóstico e possibilidades de tratamento. Como forma de auxiliar a ação e a divulgação do conteúdo repassado, foi feito uso de uma tecnologia educacional em formato de folder, com informações abordadas previamente e que foi distribuída após a explanação. Ao final da ação, foram disponibilizados preservativos masculinos e femininos, além do autoteste para detecção de anticorpos para o HIV por fluido oral, para aqueles que tivessem interesse. Resultados: Participaram da ação 14 pacientes que aguardavam na sala de espera. Os pacientes estavam receptivos à ação, respondendo os questionamentos sobre os tópicos abordados. Todos os pacientes demonstraram ter conhecimento sobre o que é o HIV e seu modo de transmissão e prevenção, mas também apresentavam fragilidades relacionadas à diferença com AIDS e sobre as formas de diagnóstico e tratamento. Enquanto os acadêmicos explanaram sobre os pontos de maior fragilidade apresentados pelos participantes, surgiram dúvidas relacionadas à questão do paciente indetectável. Ao fim da ação, todos os participantes receberam o folder e quiseram receber preservativos. Metade dos participantes buscou a enfermeira da unidade em momento posterior para saber mais sobre o teste rápido oral e foram orientados sobre o modo de realizar e sobre o que fazer em casos de resultados positivos. Considerações finais: Este estudo evidencia a importância de levar conhecimento para a população que utiliza os serviços da atenção primária em saúde, pois muitos pacientes podem disseminar informações para membros de suas residências. Além do mais, proporcionou maior contato entre os acadêmicos e a comunidade, possibilitando aplicação do conhecimento adquirido dentro da universidade em ambientes fora dela, reforçando também o papel de educador do profissional de enfermagem.

  • Keywords
  • Educação em saúde, enfermagem, HIV
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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