A Trajetória do Núcleo de Produção Científica na Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE) no âmbito da Fundação Estadual de Saúde.

  • Author
  • Sheilla da Silva Barroso
  • Co-authors
  • Laurides Batista Cruz , Maria Gorete da Rocha Santos , Caique da Silva Costa , Daniele de Araújo Travassos , Lays Gisele Santos Bomfim , Soane Maria Santos Menezes
  • Abstract
  • INTRODUÇÃO: o desenvolvimento da pesquisa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) consiste em um imenso desafio, pois os trabalhadores, de um modo geral, não são estimulados aos hábitos do registro e da escrita científica das experiências que produzem cotidianamente. Eles desenvolvem diariamente no território inúmeras tecnologias para superar os desafios encontrados, mas acabam não compartilhando essas experiências exitosas com seus pares, com a comunidade científica e a sociedade. Os núcleos de pesquisa são espaços de disseminação do conhecimento e compartilhamento de saberes, portanto um legítimo cenário para se promover o fomento e a iniciação científica. O Núcleo de Produção Científica (NPC) da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), no âmbito da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), surge com a missão de estimular a produção científica vinculada aos processos formativos desenvolvidos na ESP/SE. OBJETIVO: Relatar a experiência de fomento à ciência através da criação e desenvolvimento do Núcleo de Produção Científica (NPC) na ESP/SE. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência com análise documental, realizado a partir da leitura das atas elaboradas durante as reuniões do NPC, desde o ano de 2014 até 2023. Por se tratar de estudo de análise documental e não pertencer ao escopo de pesquisa envolvendo seres humanos, não se faz necessária a submissão ao comitê de ética em pesquisa (CEP), conforme a resolução nº 466, de 2012. O NPC funciona a partir de demanda contratualizada entre Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES/SE) e FUNESA, mediante um Plano Anual de Atividades (PAA). As reuniões são realizadas uma vez ao mês durante 12 (doze) meses, com duração de 02 (duas) horas. Os membros do núcleo possuem diferentes formações, que vão desde pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, biblioteconomista, profissionais da área de educação física e outros pertencentes ao quadro funcional da ESP/SE. RESULTADOS: Destaca-se que no decorrer das reuniões ao longo destes 09 (nove) anos, foram realizados movimentos de educação permanente para os trabalhadores da instituição, elaborados e submetidos projetos de pesquisa em agências de fomento, com participação em eventos científicos e proposição de curso de metodologia e escrita científica no âmbito da instituição. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constata-se que as discussões pautadas no NPC são de extrema relevância para o desenvolvimento dos projetos científicos e de intervenções elaborados pelos trabalhadores do SUS, para o aperfeiçoamento técnico dos seus integrantes e para a produção e divulgação científica no Estado de Sergipe. Como perspectivas futuras desse estudo estão o fortalecimento da prática científica e da práxis no SUS, contribuindo para a transformação social através da ampliação e divulgação das práticas exitosas desenvolvidas pelos profissionais de saúde.

  • Keywords
  • grupos de pesquisa, produção científica, ciência da informação, trabalho em saúde, educação em saúde, SUS
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back