As trajetórias acadêmicas são sustentadas por três pilares: ensino, pesquisa e extensão; pesquisa-se para adquirir conhecimento a fim de compartilhá-los, tanto através do ensino, quanto para estendê-los além das fronteiras da Universidade, por meio da extensão universitária, no intuito de proporcionar melhorias na qualidade de vida dos adjacentes. Neste sentido, este resumo aborda a criação e desenvolvimento de um programa de extensão focado em práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças, implantado no Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo/RS. O referido programa teve por objetivo rever e ampliar os estudos sobre o SUS, auxiliando na consolidação dos princípios e diretrizes deste, além de desenvolver um processo educativo-reflexivo acerca das práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças com um grupo de idosos, residentes em um bairro periférico da cidade, na perspectiva de torná-los mediadores e multiplicadores destes conhecimentos no seu contexto de inserção. O programa de extensão foi instituído em três frentes: o mapeamento do bairro, buscando ativamente famílias com idosos que desejassem receber visitas domiciliares dos estudantes de medicina; a realização das visitas domiciliares por dois alunos bolsistas da instituição, sendo a ponte entre a Unidade Básica de Saúde e os idosos, na identificação de casos que necessitassem de maior atenção ou atendimento especializado, e em situações que urgem apenas de uma orientação pontual ou retirada de dúvidas; e, por fim, os encontros mensais do grupo, onde os idosos se reuniram para discutir com os alunos temas relevantes para a saúde dos mesmos, como por exemplo: Setembro Amarelo - discutindo questões sobre a saúde mental; Outubro Rosa - abordando a prevenção do câncer de mama; Novembro Azul – debatendo a questão do câncer de próstata, e o Dezembro Laranja – onde abordamos os cuidados para prevenção do câncer de pele. Além de toda a interação gerada, o programa propicia o fortalecimento das parcerias entre o Curso de Medicina, da UFFS e o referido município, contribuindo assim para a qualificação da formação profissional, bem como para a melhoria da qualidade de vida dos participantes envolvidos na proposta em questão. Os resultados da ação contribuíram tanto para o aprimoramento e qualificação da formação dos alunos envolvidos na realização do programa, que se tornam profissionais críticos, reflexivos e humanizados capazes de compreender as atuais necessidades no setor saúde, quanto para a melhoria da qualidade de vida dos participantes envolvidos nas propostas em questão, visto que diversos casos puderam ser prevenidos, rastreados ou resolvidos em tempo hábil, em virtude do trabalho desenvolvido. Portanto, mais atividades como esta devem ser criadas nas escolas de saúde do país, para que o benefício verificado na cidade de Passo Fundo possa ser multiplicado pelos mais diversos cenários existentes no país.