EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DO SUS EM UMA COMUNIDADE DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TUPÉ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Glenda Seixas de Araújo
  • Abstract
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    A educação em saúde é uma ferramenta imprescindível para promover saúde e bem-estar em comunidades, especialmente em contextos como a Comunidade Nossa Senhora do Livramento, que integra a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, localizada em Manaus, Amazonas. Nessa comunidade, as estratégias de educação em saúde foram sensíveis às questões culturais e ambientais, buscando integrar os saberes locais com os conhecimentos científicos, de forma a promover a saúde de maneira integral e equânime. O objetivo deste trabalho, no formato de relato de experiência, é explanar sobre as estratégias de educação em saúde desenvolvidas na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, que pertence à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, localizada em Manaus-AM. Para promover a saúde e o bem-estar nessa comunidade, foram realizadas ações educativas focadas em temas como prevenção de agravos, promoção da saúde, educação popular em saúde e alimentar, além de orientações sobre manejo de doenças crônicas. As atividades foram desenvolvidas em parceria com líderes comunitários e acadêmicos dos cursos de enfermagem, odontologia e medicina, visando uma abordagem interprofissional, participativa e culturalmente sensível. Foram realizadas atividades como rodas de conversa sobre diabetes, hipertensão, a importância de exercícios físicos regulares, alimentação saudável, além de orientações sobre cuidados em saúde e prevenção de agravos, de maneira que a comunicação foi alinhada para a comunidade, tendo em vista suas especificidades e determinantes sociais de saúde que implicam no processo saúde-doença, levaram-se em consideração suas vivências e de seus familiares, a partir de uma visão holística e integralizada. As estratégias de educação em saúde também incluíram instrumentos vitais como acolhimento e humanização, presentes no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando como porta de entrada para os serviços de saúde. O acolhimento busca garantir o acesso universal e equitativo, promovendo o cuidado integral e respeitoso, enquanto a humanização visa a valorização do ser humano, considerando suas necessidades e singularidades. Essas práticas foram essenciais para estabelecer vínculos de confiança com a comunidade, contribuindo para uma maior adesão aos cuidados e uma melhor qualidade de vida. Os resultados obtidos demonstraram um aumento no conhecimento e na sensibilização da comunidade sobre práticas saudáveis, bem como uma melhoria na adesão aos cuidados preventivos. Além disso, observou-se uma maior procura pelos serviços de saúde disponíveis na região, contribuindo para a promoção da equidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na comunidade. As estratégias de educação em saúde mostraram-se eficazes para promover a saúde e o bem-estar na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, ressaltando a importância da educação como ferramenta para fortalecer as comunidades e melhorar a qualidade de vida, uma vez que recebemos devolutivas de que as ações contribuíram muito para o bem-viver na comunidade, os moradores foram participativos e protagonistas ao sugerirem temas dos quais tinham dúvidas.

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Equidade, SUS, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Determinantes Sociais de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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