APRESENTAÇÃO: As vacinas desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças. Nos municípios, as campanhas de vacinação desempenham uma função crucial na garantia da cobertura vacinal e na promoção da saúde. As campanhas de vacinação são estratégias essenciais para garantir que as vacinas alcancem o maior número possível de pessoas em uma população. Essas campanhas visam aumentar a cobertura vacinal, protegendo não apenas os indivíduos vacinados, mas também criando uma barreira de imunidade coletiva reduzindo a transmissão de doenças infecciosas na comunidade. Uma das inovações mais recentes nesse campo é a implementação de veículos móveis de vacinação, como o Vacimóvel, que levam os serviços de imunização diretamente às comunidades. Essa estratégia visa superar as barreiras de acesso à vacinação, como distância geográfica, dificuldades de transporte, entre outras que podem impedir que determinadas populações recebam as vacinas necessárias. O Vacimóvel, é um veículo especialmente adaptado para fornecer serviços de vacinação em locais diversos, incluindo áreas rurais. A experiência foi realizada no município de Abreu e Lima, sendo iniciada em Outubro de 2023, objetivando alcançar crianças e adolescentes, durante o dia D da Campanha de Multivacinação e continua na rotina da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
OBJETIVO: Ampliar o acesso à vacinação, especialmente para grupos vulneráveis e/ou com dificuldades de deslocamento até as Unidades de Saúde e atualizar o esquema vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos com o intuito de aumentar o percentual de vacinados na população-alvo.
METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência iniciado no mês de outubro de 2023, durante o lançamento da Campanha de Multivacinação, pelo Governo Federal. O planejamento das ações foi desenhado pela Atenção Básica e a Educação Permanente. Foi realizado um estudo preliminar da situação do município em termos de cobertura de vacinação e de áreas descobertas. E como estratégia para alcançar o aumento do indicador, adotou-se o uso do Vacimóvel, visando atingir o máximo de crianças e adolescentes nessas áreas descobertas. Além disso, o município resgatou a participação do Zé Gotinha e criou a Maria Gotinha, ambos com a roupagem de Cangaceiros, para impelir uma identidade mais cultural e lúdica a fim incentivar a adesão à campanha. O Vacimóvel foi equipado com todos os recursos necessários para a administração das vacinas. Levando consigo uma equipe composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e um auxiliar administrativo. A divulgação da campanha foi realizada por meio de diferentes canais de comunicação, como Instagram e carro de som, para atrair a atenção dos munícipes. Após a formulação das estratégias e a identificação das áreas de difícil acesso, foi elaborada uma escala para as equipes, que contou com 3 vacimóveis, seguida pelo treinamento dos profissionais. Assegurando uma cobertura vacinal abrangente e eficaz. Vale salientar que essa estratégia ainda continua vigente no município, contribuindo para facilitar o acesso dos munícipes ao serviço de vacinação.
RESULTADOS: Diante da preocupante queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos a nível nacional, o Município de Abreu e Lima, seguiu a mesma tendência, chegando a um total de 2.606 doses aplicadas em 2022 durante a campanha. Em 2023 com o Vacimóvel, o município conseguiu ampliar os resultados, atingindo um total de 3.107 doses aplicadas no dia D, o que foi suficiente para deixar o município na 3ª colocação da 1ª GERES e em 4º lugar no estado de Pernambuco. Essa iniciativa contribuiu, também, para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação como uma ferramenta fundamental para a prevenção de doenças. Além do aumento da cobertura vacinal, as equipes dos vacimóveis conseguiram identificar, ainda, situações de vulnerabilidade em saúde, até então, não identificadas. Vale ressaltar, que num contexto pós-pandemia, onde diversos desafios como as fake news sobre as vacinas encontravam-se em alta, pode-se dizer que esses números são significativos, principalmente se comparados às outras cidades da região. Em tempo, vale destacar que o município continua seguindo essa estratégia e já inseriu a mesma no calendário da equipe do PMI, a fim de ir em busca do aumento desse indicador.
CONCLUSÃO: A experiência da campanha de multivacinação com o Vacimóvel, em Abreu e Lima, evidenciou o impacto positivo que ações de saúde itinerantes podem ter na promoção da saúde e na consequente melhoria dos indicadores de saúde da população. A iniciativa foi bem-sucedida em ampliar o acesso à vacinação, especialmente para grupos vulneráveis, e em sensibilizar a comunidade sobre a importância da imunização. Diante disso, deu-se continuidade à estratégia, visando garantir a proteção de toda a população contra doenças evitáveis por vacinação, buscando sempre aumentar os indicadores e atingir o maior número possível da população do município, levando saúde para todos.