Apresentação: O estudo destaca a violência doméstica como um fenômeno complexo que permeia diversas esferas da sociedade, incluindo a violência psicológica, onde as mulheres são frequentemente as principais vítimas. A violência psicológica, embora menos evidente, é uma forma devastadora de abuso que pode ter sérias consequências para a saúde mental e emocional das mulheres, é uma forma de abuso com impactos significativos na vida das vítimas, afetando sua autoestima, identidade e desenvolvimento pessoal. No entanto, muitas vezes é negligenciada devido à falta de informação e apoio e com isso é essencial que seja reconhecida e enfrentada. O principal objetivo deste trabalho é sensibilizar os alunos, professores e comunidade escolar sobre a violência psicológica contra a mulher e promover uma cultura de paz e respeito nas relações sociais dentro e fora do ambiente escolar. Pretende-se também contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, capacitando-os a reconhecer e combater a violência, preparando-os para relações sociais futuras. Desenvolvimento do trabalho: Realizou-se um Projeto de Intervenção na Comunidade Riacho Doce, área adscrita da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Riacho Doce, localizada no Bairro do Guamá no município de Belém, estado do Pará. O projeto foi elaborado por acadêmicos de medicina para as turmas do 3º e 5 º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, e este foi realizado em duas etapas. Durante a primeira etapa, realizou-se a coleta de informações em visita ao território da ESF Riacho Doce e da escola, onde foi observada a necessidade de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos pertinentes ao tópico Violência contra a mulher, além disso, foi aplicado um questionário aos alunos da escola sobre preferências de mídias para auxiliar na elaboração de um filme contendo cenas que retratavam aspectos da violência psicológica contra a mulher presentes nos filmes, desenhos e séries vistas diariamente pelas crianças. O filme elaborado continha duas cenas que retratavam cenários opostos, no qual uma cena continha aspectos de violência psicológica contra a mulher e a outra cena trazia componentes positivos nas relações humanas baseadas no respeito mútuo. Em cada cena, havia a expressão de relações românticos ou fraternais envolvendo homens e mulheres. Na segunda etapa, apresentou-se a primeira cena do filme aos alunos de cada turma, solicitando que cada aluno observasse os aspectos negativos e positivos apresentados em cada cena. Após a exibição, foram realizadas discussões em grupos, com cada turma dividida em três grupos acompanhados por estudantes de medicina para mediar as conversas. Nesse ponto, foi solicitado que cada grupo discutisse entre si a percepção que cada um tinha sobre os conflitos apresentados na primeira cena, o que reconheciam sobre os aspectos da violência contra a mulher e apresentassem qual o seu posicionamento diante dos conflitos apresentados na cena. Logo em seguida, foi realizado um momento explicativo dos discentes de medicina com todos os alunos com a apresentação do posicionamento geral de cada grupo. Nesse momento, os autores do projeto pontuaram os aspectos da violência psicológica contra a mulher presentes nas cenas e as consequências negativas para a saúde da mulher, reforçando os posicionamentos positivos e apresentando alternativas aos posicionamentos negativos dos alunos, relacionando-os com as consequências negativas para o desenvolvimento do ser humano, especialmente da mulher. Após a realização do momento explicativo com os alunos, foi apresentada uma cena positiva sem a presença de aspectos da violência psicológica contra a mulher com o objetivo de exemplificar como deveriam ser as relações sociais, na qual os alunos puderam reconhecer os comportamentos positivos e socialmente aceitos dentro das relações sociais. Após a apresentação da cena os autores do projeto reforçaram aos alunos sobre a importância do respeito nas relações sociais. Resultados: O projeto de ação realizado na escola buscou abordar a temática da violência psicológica contra a mulher nas relações interpessoais, utilizando cenas de mídias populares entre os alunos para promover a reflexão e discussão sobre o tema. Iniciando com a coleta de dados através de questionários, identificou-se que animes como Naruto, Dragon Ball Z e o desenho Bob Esponja eram os mais apreciados pelos estudantes. Com base nessas preferências, foram selecionadas cenas representativas de cada mídia para produção do filme. Na segunda etapa da ação, foi apresentada uma cena do desenho Bob Esponja aos alunos do terceiro ano, apresentando a relação do personagem Plankton com sua esposa Karen, o personagem masculino tratava a personagem feminina com indiferença, sarcasmo, menosprezo, rispidez e insensibilidade. Aos alunos do quinto ano foi apresentada a cena do anime Naruto, envolvendo os personagens Sasuke e Sakura, a cena retratou o personagem masculino tratando com rispidez, indiferença, desprezo e rejeição as expressões de afeto da personagem feminina. Após a exibição das cenas, os alunos foram divididos em grupos para discutir sobre cada cena, destacando os comportamentos negativos e positivos se houvessem. Durante as discussões, os estudantes compreenderam a importância de reconhecer atitudes prejudiciais nas relações e entenderam que manipulação, humilhação e degradação constituem formas de violência psicológica. A análise geral revelou que os alunos tiveram uma percepção sobre os comportamentos aceitáveis nas relações. Durante a dinâmica das discussões em grupos, foi possível observar que a maioria dos alunos identificou características de violência psicológica contra a mulher na cena. Durante o Momento Explicativo, observou-se que alguns alunos da turma do quinto ano estavam mais dispersos durante a ação e desrespeitando a participação dos demais colegas, o que não foi observado com os alunos da turma do terceiro ano. Diante disso, foi destacada para os alunos a importância do respeito entre os colegas. Por fim, a apresentação de uma cena do anime Dragon Ball Z, mostrando a relação saudável entre Gohan e Videl, e de uma cena do filme Up, mostrando a relação de Carl e sua esposa Ellie, foram utilizadas como exemplos positivos de como devem ser as relações sociais entre homens e mulheres. O projeto buscou, acima de tudo, promover a compreensão dos alunos sobre a violência psicológica contra a mulher, destacando suas manifestações nas mídias que eles consomem diariamente. O reconhecimento dessas formas de violência foi essencial para promover uma sensibilização dos estudantes sobre a importância do respeito dentro das relações sociais. A abordagem em grupos permitiu identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, evidenciando a diversidade de percepções e comportamentos. O envolvimento ativo dos alunos durante a ação evidenciou a relevância do projeto na abordagem das questões sociais importantes no ambiente escolar. Considerações finais: A implementação de ações educativas de combate à violência nas escolas, especialmente a violência psicológica contra a mulher, são cruciais para promover a reflexão e sensibilização dos alunos desde os anos escolares iniciais. O desenvolvimento do pensamento crítico e a promoção do respeito nas relações sociais devem ser enfatizados desde a infância, pois esse período é fundamental para internalizar valores e comportamentos éticos. Observa-se que as crianças mais novas são mais receptivas às ações educativas e demonstraram comportamentos mais respeitosos, enquanto as crianças maiores tenderam a naturalizar os comportamentos violentos, destacando-se a necessidade de intervenções educativas precoces para corrigir e prevenir tais atitudes prejudiciais. O ambiente escolar desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos capazes de cultivar uma cultura de paz, do respeito mútuo e adquirir habilidades essenciais para combater a violência em todas as suas manifestações.