Oficinas de Produção em Saúde na curricularização da extensão universitária

  • Author
  • Gabriela Garcia de Carvalho Laguna
  • Co-authors
  • Maria Fernanda Silva Aguiar , Gabrielle Silva Sousa , Ana Luiza Ferreira Gusmão , Karolaine da Costa Evangelista , Breno Oliveira Marques , Nívea Maria SIlveira de Almeida
  • Abstract
  • Apresentação: As Oficinas de Produção em Saúde (OPS) são componentes curriculares obrigatórios do Curso de Medicina do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que têm por objetivo aproximar o conteúdo programático teórico, do eixo temático semestral, da comunidade, através de um produto de educação em saúde que seja aproveitado por ela, propondo-se a contribuir para a formação dos discentes, na medida em que estes são desafiados a encontrar ferramentas viáveis de resolução de problemas que possam adequar-se à realidade dessa comunidade. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina requerem a formação de egressos capazes de se comunicar e compartilhar seus conhecimentos com seus pacientes, sendo necessário o treinamento constante dessas habilidades, o que se vê contemplado com a realização das OPS, as quais permitem a troca de saberes, construção de ferramentas e ações dentro da comunidade com a participação dos discentes, profissionais de saúde e a coletividade. A perspectiva de retribuição dos investimentos efetuados pela população na educação pública abrange uma das motivações para o desenvolvimento dessas ações extensionistas, associadas à prática do ensino universitário. Este trabalho objetiva descrever as contribuições do desenvolvimento de ações em saúde por estudantes do curso de Medicina desde o início da graduação. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, sobre os processos de construção e culminância das OPS, previstas semestralmente no IMS/UFBA. Resultados: A realização de ações em saúde com a comunidade, mediada pelos componentes curriculares obrigatórios desde o início do curso, permite que os discentes desenvolvam e aprimorem habilidades que englobam fatores como a resolução de problemas e o exercício das relações interpessoais, reconhecidas através do conhecimento que é possível obter sobre as demandas locais e reais, associadas ao seu manejo e busca por soluções. Pela importância dessas características para a formação do futuro médico, pode-se dizer que as OPS podem promover uma educação de qualidade e, para além disso, permitem um aprendizado mútuo entre todos os agentes envolvidos. As ações desenvolvidas proporcionam benefícios à comunidade na medida em que se é possível promover saúde e bem estar para o público-alvo, especialmente quando se consegue articulações com serviços que fornecem o apoio necessário para que os objetivos das ações possam se concretizar. Conclusão: O trabalho descreve as contribuições das Oficinas de Produção em Saúde para a formação dos profissionais e seu impacto às comunidades alcançadas e, dessa forma, auxilia para que essas ações não apenas continuem a acontecer como também para que sejam alvo de melhorias e que os demais cursos da área da saúde, em diversas instituições de formação, incluam-nas em seus currículos, possibilitando que a população esteja constantemente assistida por estudantes e orientadores com habilidades resolutivas, alcançando a promoção da saúde. Ademais, coopera para o meio acadêmico ao explicitar aquilo que é eficaz quando junta a ele experiências da vivência prática, ao suportar outras instituições que planejam trabalhar com ações semelhantes e ao servir de base para futuros estudos que necessitem de conhecimento sobre os assuntos.

  • Keywords
  • Promoção da saúde, Integralidade em saúde, Educação médica, Saúde pública.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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