A Constituição de 1988 estabeleceu que compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) ordenar a formação da força de trabalho em saúde. Políticas indutoras de mudanças na formação dos profissionais da saúde, como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), fomentaram o aprendizado por vivências problematizadoras em cenários do SUS. Para os cursos de Odontologia do país, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) reforçaram a inclusão do SUS como etapa integrante da graduação, compreendendo-o como cenário de atuação profissional e campo de aprendizagem que articula ensino-serviço-comunidade. Nesta perspectiva, currículos foram reestruturados e o SUS incluído nas ementas das atividades de ensino e como cenário de práticas para a graduação, especialmente no período dos estágios curriculares. Este estudo transversal teve o objetivo de analisar as aprendizagens significativas relacionadas ao SUS na formação do cirurgião-dentista. É realizado com estudantes do último ano do curso de graduação em Odontologia, de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. A coleta de dados contempla a aplicação de questionário semiestruturado. O objeto de estudo foi uma das questões abertas que trata da percepção dos estudantes sobre aprendizagens significativas na graduação. Aprendizagem significativa é entendida, pelo conceito de David Ausubel, como a interação de conhecimentos – prévios e novos – e, neste processo, os novos conhecimentos adquirem significados. As respostas geraram dados qualitativos que foram analisados pela análise temática de conteúdo de Bardin. Estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. De 2010 a 2023, participaram do estudo 793 estudantes de Odontologia (percentual de resposta: 76,4%). Estes estudantes eram, na maior parte, mulheres, de 21 a 25 anos, solteiros, sem filhos, nascidos no estado em que realizam a graduação e com renda familiar entre 6 a 15 salários mínimos. Entre as aprendizagens significativas, os estudantes reconheceram as práticas de cuidado humanizado (respeito/empatia/comunicação) e integral ao paciente; os conhecimentos adquiridos em disciplinas/áreas específicas da profissão; e o conhecimento sobre o SUS. O SUS foi reconhecido como parte do currículo de Odontologia por promover aprendizagens no contexto da Atenção Básica à Saúde (ABS), durante o período do estágio na ABS, possibilitando o entendimento da inserção do cirurgião-dentista no trabalho em equipe interprofissional, o reconhecimento das condições de vida dos usuários do SUS e sua relação com a saúde bucal e seus agravos e a convivência com famílias-comunidades. Visitas domiciliares, atividades educativas, diversidade de casos clínicos (desenvolvimento de competências clínicas de autonomia-confiança), entendimento sobre o funcionamento dos serviços e o atendimento próximo à realidade de diferentes pessoas-famílias fora da Universidade, destacaram-se nas respostas dos estudantes. Para além da ABS, o aprendizado no SUS foi identificado nas redes de atenção à saúde e experiências de estágio em Centros de Especialidades Odontológicas e serviços de urgência da Secretaria Municipal de Saúde, trazendo crescimento profissional e pessoal ao estudante. A inserção do SUS no currículo da graduação em Odontologia oportunizou experiências de aprendizado em serviços que complementam/fortalecem a formação teórica e contribuem para o desenvolvimento de competências clínicas, colaborativas e relacionais.