TEMA - TÍTULO: Intervenções de prevenção à obesidade na atenção primária: relato de experiência
APRESENTAÇÃO: Este trabalho visa relatar a experiência, obtida durante a Residência em Saúde da Família, na oferta de ações educativas sobre fatores de risco da obesidade para a população atendida de um território no município de Vitória, Espírito Santo. O presente trabalho tem como objetivo oferecer aos profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde e aos moradores de um território no município de Vitória-Espírito Santo, ações de educação em saúde para a população sobre os riscos/consequências da obesidade, possibilitando a mudança de estilo de vida, como medida importante no cuidado em saúde.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no município de Vitória, Espírito Santo.
A primeira ação foi falar sobre alimentação saudável e prevenção à obesidade com crianças e adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Nesta ação, realizou-se uma exposição dialogada da pirâmide de alimentos e a dinâmica: Caçada saudável, onde as crianças realizaram uma busca por alimentos escondidos pela sala e colocaram esses alimentos em dois lugares, os saudáveis e não saudáveis. No final, foi realizado a verificação das cestas, se o alimento lá presente é saudável ou não.
Com os adolescentes, foi realizado perguntas de verdade ou mentira para os dois grupos. As turmas foram separadas em dois times. O grupo que acertasse a maior quantidade de perguntas, ganhava. Ao final, todos os participantes ganharam um brinde.
Além de falar sobre esse assunto com as crianças e adolescentes no PSE, foi realizada uma ação com os adolescentes no grupo de adolescentes que ocorre anualmente na UBS. Com esse grupo, foi trabalhado a relação da comida com o emocional. Entregou-se uma folha impressa com um desenho de um prato e talheres e, na mesa, estavam algumas imagens de comida e alguns sentimentos e emoções. Pediu-se para que eles colocassem na folha os alimentos preferidos deles e as emoções que o ato de comer evocavam.
Diante do número significativo de gestantes encaminhadas ao pré-natal de alto risco devido ao sobrepeso e/ou obesidade, foi trabalhado, no grupo de gestantes, que ocorreu na unidade de saúde no ano de 2023, sobre o autocuidado. Foi realizada a palestra “Além de mãe, mulher”, onde foi proposto às gestantes a olhar para si e para o autocuidado.
Outro grupo que percebeu-se a importância de falar sobre esse tema foi o grupo HIPERDIA. Nesse grupo, realizou-se um bingo do autocuidado. Presente neste bingo, havia algumas ações de autocuidado. Durante a dinâmica, trabalhou-se como o cuidado com a alimentação, práticas corporais e bem estar podem influenciar na saúde mental do indivíduo. Para além dos grupos, fixou-se um cartaz permanente de conscientização sobre a obesidade no hall de entrada da unidade.
Além de ações com os usuários, foi realizado uma ação para os trabalhadores de saúde da UBS com o tema: Mente sã, corpo são. Os funcionários foram convidados a uma experiência sensorial. Guiados por um facilitador, os colaboradores entraram, de olhos vendados, em uma sala onde experimentam diversos sons, texturas, cheiros e paladares. Ao fim do percurso, foi realizado uma roda de conversa sobre a experiência ocorrida.
RESULTADOS:
Aumento do conhecimento sobre alimentação saudável: As atividades realizadas com as crianças e adolescentes, como a exposição da pirâmide alimentar e a dinâmica da "Caçada Saudável", contribuíram para o aumento do conhecimento sobre escolhas alimentares saudáveis e a importância de uma dieta equilibrada desde a infância. Foi percebido, durante a diâmica, que os escolares possuíam conceitos não muito claros sobre alimentação saudável, que foram desmistificados durante a ação.
Conscientização sobre a relação entre alimentação e saúde emocional: O trabalho realizado com os adolescentes, explorando a relação da comida com as emoções, ampliou o olhar desse público sobre como as escolhas alimentares podem afetar o bem-estar emocional e mental.
Estímulo ao autocuidado entre gestantes: A palestra "Além de mãe, mulher" promoveu uma reflexão sobre a importância do autocuidado durante a gestação, incentivando as gestantes a priorizarem sua própria saúde e bem-estar, além do cuidado com o bebê. Durante a dinâmica, houveram relatos interessantes de como aquele momento do grupo estava sendo importante para a gestante olhar para si, pois, no decorrer da gestação, olhava-se muito mais para ela como grávida e, não como mulher, e, como, através daquele momento do grupo, as participantes perceberam que deveriam cuidar de si, não só no campo da saúde mental, mas também, mas também na saúde física, com alimentação saudável e prática de atividade física.
Fortalecimento do autocuidado entre pacientes com hipertensão e diabetes: O bingo do autocuidado realizado com o grupo HIPERDIA contribuiu para a identificação de práticas de autocuidado relacionadas à alimentação, atividade física e bem-estar mental, fortalecendo sua capacidade de gerenciar suas condições de saúde dos usuários da UBS.
Aumento da conscientização sobre a obesidade na comunidade: A presença do cartaz permanente de conscientização sobre a obesidade no hall de entrada da unidade de saúde conscientizou sobre os riscos associados à obesidade e a importância de adotar hábitos saudáveis.
Olhar sobre a saúde dos trabalhadores de saúde: A experiência sensorial realizada com os funcionários da UBS promoveu a uma reflexão sobre o cuidado com a própria saúde do trabalhador. Através dessa ação, os funcionários elaboraram sobre a forma com que lidavam com a comida e com suas emoções. Foi um espaço de análise sobre si e sobre autocuidado. Durante a semana, os trabalhadores realizaram feedbacks positivos sobre a ação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Diante do exposto, conclui-se que a questão da obesidade é um tema de relevância para atenção primária e, ações de promoção e prevenção de saúde devem ser realizadas de forma sistemática nas unidades de saúde. Este trabalho teve o intuito de lançar um olhar sobre esta questão no território e, as ações aqui descritas, têm caráter de estimular mais discussão sobre este tema. Por fim, pontua-se que as ações de promoção de saúde e prevenção à obesidade não devem ser esgotadas com o fim desta residência, ao contrário, espera-se que, a partir deste projeto, novas ações sejam propostas.