O presente relato é fruto de uma experiência de atuação integrada entre o Projeto Apoio Institucional (ICEPi) e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Cachoeiro de Itapemirim, localizada na Região Sul do estado do Espírito Santo. A iniciativa, denominada “Circuito Itinerante Microrregional”, surge da necessidade de descentralizar as reuniões mensais com os coordenadores municipais da Atenção Primária à Saúde (APS) que ocorriam nas instâncias da SRS, além de promover o estreitamento de vínculos entre os municípios circunvizinhos, e construir uma proposta de proximidade entre os apoiadores institucionais, a coordenação da APS Regional e os coordenadores municipais da APS.
A Região Sul de Saúde do estado do Espírito Santo é composta por 26 municípios e conta com uma equipe de 5 Apoiadores Institucionais que se dividem no apoio aos respectivos grupos de municípios, além de uma Supervisora Regional que acompanha a atuação dos Apoiadores Institucionais. A atuação prioritária do Projeto Apoio Institucional está centrada no fortalecimento dos processos que envolvem a APS.
Nessa perspectiva, a coordenação da APS/SRS Sul juntamente com os membros do Projeto Apoio Institucional, realizaram 5 encontros descentralizados no período de 07 de julho a 08 de agosto de 2023, sendo cada encontro adaptado de acordo com o grupo de municípios de cada apoiador, a fim de contemplar o deslocamento para todos os cinco grupos de município. Durante cada encontro, foi realizada uma reflexão sobre o papel do coordenador da APS no território, avaliando o desempenho dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil, para construir um diagnóstico dos principais desafios que permeiam a APS no âmbito da gestão.
A realização dos cinco encontros que compuseram o “Circuito Itinerante Microrregional” foi uma iniciativa pioneira que busca um modelo de atuação baseado na gestão compartilhada, horizontal e na construção coletiva por meio do diálogo. As devolutivas dos coordenadores municipais foram extremamente positivas, com adesão de gestores que anteriormente relatavam dificuldades de deslocamento, o que fortaleceu os vínculos entre a equipe da Secretaria Estadual de Saúde e os municípios da Região Sul de Saúde.