I. INTRODUÇÃO
A paralisia cerebral (PC) é um distúrbio cerebral não progressivo que afeta o movimento e a postura durante o desenvolvimento infantil devido a anomalias no Sistema Nervoso Central (SNC). A forma mais comum é a espástica, caracterizada por aumento do tônus muscular, o que reduz a força e velocidade do movimento, prejudicando as atividades diárias e a aquisição de marcos motores. A Terapia de Restrição e Indução do Movimento (TRIM) é uma abordagem terapêutica que visa melhorar a independência funcional, promovendo o uso do membro afetado ao restringir o não afetado. O ambiente familiar e o contexto social influenciam o desempenho funcional da criança com PC. O tratamento fisioterapêutico, centrado no treinamento específico de atividades como levantar-se e caminhar, busca aprimorar força, flexibilidade e coordenação. Estudos mostram a eficácia da TRIM na recuperação funcional do membro afetado, melhorando a qualidade dos movimentos e habilidades funcionais, especialmente em crianças hemiplégicas com PC espástica. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos benéficos da TRIM na função motora dos membros superiores em crianças com PC espástica, com especial atenção às crianças hemiplégicas, com a finalidade de investigar os benefícios dessa técnica na prática clínica através de revisão da literatura.
II. METODOLOGIA
Trata-se de um estudo de revisão da literatura de abordagem sistemática, a partir de plataformas de pesquisa científica. Para o levantamento da literatura, foram consultadas as bases científicas bibliográficas eletrônicas em 28 agosto do ano de 2023, sendo elas: Portal da PUBMED e MedLine.
A primeira etapa do estudo constituiu-se em elencar o tema e a questão de pesquisa, que seria: A utilização da TRIM traz benefícios na função motora de membros superiores acometidos em crianças com Paralisia Cerebral do tipo hemiplegia espástica submetidas a este recurso fisioterapêutico? Na segunda etapa, foram elencados os descritores da estratégia de busca para identificar os estudos potencialmente relevantes: “Paralisia Cerebral” OR “TRIM” OR “Terapia de Restrição e Indução do Movimento” OR “Desenvolvimento Neuropsicomotor”. Com limitação: "Child: birth-18 years". Sem restrição de língua.
Busca dos artigos para a revisão
Para realizar a busca dos artigos seguiu-se os critérios de inclusão: artigos publicados no período de 2018 a 2023, completos, disponíveis em meio eletrônico, nos idiomas português, inglês e/ou espanhol e que abrangiam diretamente o assunto. Foram selecionados 1041 artigos na busca inicial. Através da seleção de estudos nas referências bibliográficas de estudos adicionais foram incluídos 8 estudos. Foram excluídos sete estudos duplicados, aqueles que não tinham relação com o tema e as monografias, dissertações, teses e legislações. Em seguida foi realizada leitura dos resumos e leitura diagonal que seria análise da introdução e resultados das pesquisas, resultando em 20 artigos ao final da leitura. Por fim, foram lidos na íntegra 11 dos artigos selecionados.
A seleção foi realizada a partir da leitura de resumos, considerando elegíveis os títulos publicados nos últimos 10 anos, aqueles que avaliaram o uso de TRIM na função motora de crianças com diagnóstico de PC e os que disponibilizaram acesso ao texto completo. Para reunir e sintetizar as informações-chave do estudo, foi elaborado um instrumento que continha as seguintes variáveis: país e ano de publicação, nome dos autores, objetivo, metodologia e principais resultados.
III. RESULTADOS
Após a extração e interpretação das informações da etapa anterior do estudo, foi apresentada uma síntese do conhecimento sobre os efeitos benéficos da Terapia de Restrição e Indução do Movimento (TRIM) na função motora dos membros superiores de crianças com paralisia cerebral do tipo hemiplegia espástica. A releitura dos artigos seguiu características metodológicas como objetividade, sistematização e inferência, utilizando estratégias como pré-análise, exploração do material e interpretação dos resultados.
Brianeze e colaboradores (2009) definem a paralisia cerebral como um conjunto de desordens no desenvolvimento do movimento e postura, atribuídas a um distúrbio não progressivo no cérebro em desenvolvimento. A TRIM é uma abordagem terapêutica destinada a recuperar a função do membro superior afetado por déficits motores após lesões cerebrais, incentivando os pacientes a utilizarem o membro afetado por meio de exercícios de coordenação e atividades funcionais.
Taub et al. (2011) conduziram um estudo com 10 crianças com hemiparesia, submetendo o membro superior afetado a treinamento por 15 dias consecutivos, resultando em melhorias na coordenação motora e amplitude de movimento. Após 6 meses, os ganhos obtidos foram mantidos, e os pais/responsáveis foram incentivados a utilizar essa técnica, visando à maior independência funcional das crianças e à melhoria na qualidade de vida.
IV. DISCUSSÃO
A revisão sistemática dos artigos selecionados destaca a TRIM como um método de reabilitação que visa tanto à disfunção motora quanto ao "não-uso aprendido", decorrente de limitações funcionais. Seu objetivo principal é preparar, manter ou aprimorar movimentos específicos, promovendo treinamento intensivo e repetição funcional ao restringir o membro não afetado e incentivar o uso do membro afetado. Embora implementar essa abordagem em crianças possa ser desafiador devido à monotonia e falta de interesse, a essência da TRIM reside na superação do "não-uso aprendido" e na reorganização cortical dependente do uso. Estudos mostram efeitos positivos da TRIM em crianças com encefalopatia crônica da infância e paralisia cerebral, incluindo melhorias na função da mão, amplitude de movimento articular e qualidade do movimento. O envolvimento dos pais/cuidadores é crucial para o sucesso da TRIM, amplificando os ganhos terapêuticos. A TRIM tem sido eficaz em diversas populações, resultando em aumento no uso do membro afetado e aprimoramento na qualidade do movimento. Apesar de desafios psicológicos e monotonia do tratamento, abordagens lúdicas têm sido utilizadas para melhorar o engajamento das crianças. Em resumo, a TRIM visa reverter o não-uso motor ao estimular o uso do membro afetado, promovendo independência funcional e otimizando a função da mão em crianças com paralisia cerebral.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O emprego da TRIM proporciona benefícios na função motora dos membros superiores em crianças com PC do tipo hemiplegia espástica, submetidas a esta intervenção fisioterapêutica, resultando em melhorias funcionais e maior independência funcional, contribuindo assim para uma qualidade de vida aprimorada.
A análise da literatura nesta pesquisa revela a falta de consenso sobre o protocolo mais eficaz para essa população. Contudo, fica claro a partir desta revisão que, mesmo sem consenso em relação ao tempo de restrição e indução, todos os protocolos utilizados conferiram benefícios à população estudada. A continuidade dos benefícios após o término da intervenção também carece de consenso, destacando a importância da participação familiar durante e após o tratamento.
No entanto, este estudo conclui que, quando pais e profissionais são adequadamente estimulados e orientados na aplicação da TRIM nesta população, são observados resultados positivos na qualidade de vida. Além disso, a pesquisa ressalta a existência de benefícios na função motora dos membros superiores em crianças com Paralisia Cerebral do tipo hemiplegia espástica, indicando a necessidade de novos estudos para investigar o protocolo de tratamento mais eficaz visando alcançar os melhores benefícios para essa população.