Apresentação: nas Universidades Públicas brasileiras, tem-se evidenciado a crescente procura de docência no ensino superior, a fim de aperfeiçoar a formação do estudante em nível de pós-graduação. A Capes (Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior), estabelece por meio da Portaria n. 76/2010, em seu artigo 18, que o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação. Objetivo: relatar a experiência de uma bolsista Capes e doutoranda em Enfermagem acerca da docência orientada de uma Universidade Federal. Método: trata-se de um relato de experiência acerca da docência orientada na disciplina Introdução à Enfermagem para estudantes do primeiro semestre de graduação em enfermagem, vinculada a uma universidade, situada na região central do estado do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre letivo do ano de 2022. Resultados: o apoio docente responsável da disciplina e realização das aulas teóricas durante o estágio de docência, contribuiu para o desenvolvimento e aprofundamento das temáticas elencadas conforme o plano de ensino. Buscou-se alcançar escuta ativa dos(as) acadêmicos(as), construtos históricos e sociais, princípios básicos da enfermagem, o processo de trabalho em enfermagem e a pesquisa em prol desenvolvimento do saber da enfermagem. No decorrer das aulas, foi possível utilizar metodologias ativas e problematizadoras a fim de promover um aprendizado significativo entre os alunos. Considerações Finais: a possibilidade de atuar como docente no ensino superior proporcionou novas aprendizagens na formação e a interação com estudantes da graduação, juntamente com novas aprendizagens de formação, em consonância com orientadora e responsável da disciplina, permitiu aprofundamento epistemológico, possibilitando atuar em diferentes tempos e espaços que colaboraram significativamente para o avanço do processo formativo. Destaca-se que as atividades do estágio de docência são compatíveis com área de pesquisa do programa de pós-graduação realizada pelo pós-graduanda, seguindo todas as normativas da Capes, o que corrobora com o aprendizado e exercício à preparação na inserção da docência do ensino superior.
Trabalho apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).