O Dia “D” da Dengue em uma escola no interior da Amazônia brasileira: um relato das experiências

  • Author
  • Iana Vitoria Dias Almeida
  • Co-authors
  • Giselle Moita de Aguiar , Rayssa Santos Cipriano , Elaine Cristiny Evangelista dos Reis , Marina Smidt Celere Meschede
  • Abstract
  • O Brasil vem enfrentando no ano de 2024 um aumento expressivo do número de casos de dengue. As estimativas do Ministério da Sáúde indicam que mais 4 milhões de pessoas serão infectadas até o final desse ano. O constante monitoramento do cenário epidemiológico e o direcionamento de ações estratégicas de prevenção e cuidado são fundamentais nesse contexto. O controle da dengue está entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo. Exigindo ações de todas as esfereas da gestão e participação da população. Nesse cenário, o Ministério da Saúde propôs a realização do Dia "D" em 2 de março do ano de 2024, como uma forma de mobilização nacional para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Diante disso, o objetivo desse estudo contituiu em relatar as experiências vivenciadas do Dia "D" em uma escola municipal de ensino fundamental no interior da Amazônia brasileira. A metodologia prposta para o Dia "D" foi a elaboração de materiais educativos como uso de recursos didáticos lúdicos e motivadores que facilitasse a compreensão dos alunos a cerca da temática dengue. Posteriormente, formulou-se uma caixa de perguntas que continha questões relacionadas a sintomas, transmissão, métodos de prevenção, qual o vetor transmissor e o que fazer em casos de suspeita de dengue e a contraindicação da automedicação. Além disso, para a fixação das informações, foram construídos jogos de palavras cruzadas e caça ao "tesouro", nesse momento os estudantes foram direcionados a encontrar pequenas figuras coloridas do mosquito Aedes aegypti em locais dentro da unidade escolar que poderiam atrair tal vetor da doença. A partir das atividades realizadas pode-se apontar que houve resultados positivos desta ação. Primeiro, em relação à aceitação do conteúdo pelas crianças, houve engajamento e motivação, direcionando para uma possível mudança de comportamento frente à prevenção da dengue. Além disso, a participação dos estudantes nas dinâmicas pode se tornar agentes multiplicadores desses hábitos contribuindo para a prevenção da dengue. Portanto, a abordagem lúdica e educativa na escola no Dia "D" mostrou-se eficaz na compreensão sobre a prevenção da dengue e os recursos didáticos e dinâmicos tornaram possível envolver os estudantes estimulando o interesse na temática. Recomenda-se que atividades como essas sejam adotadas regularmente nas escolas desde infantil ao adulto e em outros contextos, tais como, Unidades Básicas de Saúde, na Universidade, nas pastorais e entre outros, a fim de ser uma ferramenta eficaz na educação em saúde.

  • Keywords
  • Dengue, Educação em Saúde, Prevenção
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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