Apresentação: A Sala de espera de uma unidade de saúde é um ambiente privilegiado para a implementação de várias atividades educativas voltadas para os usuários, dada a sua característica de concentrá-los enquanto aguardam atendimento. Nessa perspectiva, destacamos a educação popular como uma atividade educativa propicia a ser realizada neste ambiente, à medida que visa promover a interação entre o usuário e o profissional de saúde, a partir da troca de saberes entre o conhecimento popular e científico. Este resumo tem como objetivo relatar a experiência dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas na realização de educação popular sobre tuberculose na sala de espera de uma unidade de saúde de Manaus. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo tipo relato de experiência, de uma atividade de educação popular realizada na Unidade Saúde da Família (USF) Vila da Prata em Manaus - Amazonas, durante aula prática da atividade curricular de Saúde Coletiva, realizada por acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas, sob supervisão docente, tendo como público-alvo os usuários que aguardavam atendimento na referida USF. A escolha do tema da atividade pautou-se na importância da tuberculose para o cenário epidemiológico de Manaus, já que a capital tem apresentado nos últimos anos o maior número de registros de casos novos da doença no Brasil. A ação teve início com a apresentação dos proponentes da ação (docente e acadêmicos) aos usuários e a explanação do motivo daquela atividade. Como recurso visual utilizou-se um pulmão desenhado em uma folha de isopor que, de forma lúdica, apresentava como a tuberculose acometia este órgão. Os alunos com uma linguagem e comportamentos de animosidade e acolhimento desenvolveram a atividade utilizando perguntas disparadoras acerca do tema, identificando o que os usuários pensam em relação a tuberculose, ao seu corpo e a sua saúde, aflorando o saber popular, no qual os sujeitos manifestam na falam suas dúvidas e suas necessidades. Resultados: Os usuários que participaram da atividade educativa realizaram várias perguntas sobre diagnóstico, tratamento e cura da tuberculose, ambas respondidas pelos acadêmicos de forma objetiva e com linguagem acessível para que todos compreendessem. Outros usuários compartilharam vivências com familiares que tiveram o diagnóstico da doença. Todos os participantes da atividade tiveram a oportunidade de expressar suas dúvidas e compartilhar seu conhecimento acerca da tuberculose concretizando a troca de saberes e fortalecendo a discursão. Considerações Finais: A atividade de educação popular realizada pelos acadêmicos transformou a sala de espera da USF Vila da Prata em um espaço de interação entre os saberes popular e científico. Os usuários empoderaram-se de informações relevantes sobre tuberculose que influenciará no seu autocuidado e refletirá em uma comunidade mais saudável e bem informada. A atividade realizada pelos acadêmicos em sala de espera não se esgota nela mesma, mas é uma abertura para interação com a comunidade, favorecendo o desenvolvimento de ambos os sujeitos, tanto os usuários participantes das atividades como os acadêmicos que serão os futuros profissionais de saúde.