Apresentação: Este escrito traz consigo as singularidades do trabalho realizado na gestão do SUS e tem como objetivo relatar a experiência de uma acadêmica de psicologia em um estágio da saúde pública, a fim de incentivar outros acadêmicos a busca por estágios que contribuam para o entendimento da importância do acesso à saúde pela população e dos fluxos de saúde em suas futuras áreas de atuação. Método: Este resumo tem como base uma experiência de um ano de estágio extracurricular em uma coordenadoria regional de saúde do interior do estado do Rio Grande do Sul. Desenvolvimento: Primeiramente, saliento a importância dos espaços de estágio para o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos e para a criação de identificações em possíveis futuras áreas de atuação. Durante o estágio na coordenadoria regional de saúde, os acadêmicos foram oportunizados a realizar trocas significativas com profissionais de diversas formações na área da saúde, reforçando a multiprofissionalidade do SUS. Ademais, as funções desempenhadas diariamente pelos estagiários, permitem a aproximação com políticas de saúde pública e a gestão das mesmas, para que os públicos-alvo possam usufruir dos cuidados ofertados. O estágio, ainda permite o contato com diversos pontos da rede de saúde, possibilitando que o acadêmico conheça os fluxos estabelecidos para que o usuário possa ter acesso a saúde. Considerações finais: Considerando que o SUS é um tema de extrema importância para os estudantes da área de saúde - uma vez que o acesso à saúde deve se estender a toda população, sem distinção de classe social ou local de residência - os estágios oferecidos na saúde pública tem papel fundamental na formação de profissionais com conhecimento da funcionalidade do sistema de saúde brasileiro e com vontade de fazer acontecer uma saúde cada dia melhor.