O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO COMO FOMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS APTOS PARA ATUAÇÃO NO SUS

  • Author
  • Lilian Bertanda Soares
  • Co-authors
  • Andressara Terra Graça , Ana Beatriz de Souza Silva , Evandro Rocha Pereira , Maria Eduarda Naitzel Duarte , Valesca da Silva Paixão Ramalho , Raiany Saldanha , Débora Cristina Martins
  • Abstract
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    Apresentação: O estágio curricular obrigatório desempenha um papel crucial na formação de profissionais aptos para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa etapa essencial da formação acadêmica complementa o aprendizado teórico e constitui um importante impulso para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para implementação dos princípios basilares do SUS. A Lei 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, estabelece as bases legais para a realização dessa etapa da vida dos estudantes, definindo critérios como a duração, a carga horária e os direitos e deveres dos estagiários, sob a supervisão de um profissional da mesma área durante todo o processo. Os estagiários são incentivados a adotarem uma abordagem humanizada e centrada no paciente, priorizando a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado integral, alinhados com os princípios e diretrizes do SUS, promovendo uma associação efetiva entre teoria e prática. Dessa forma, capacita os futuros profissionais para atuarem com qualidade e contribuírem para a constante melhoria do SUS. O objetivo deste resumo é apresentar a vivência de estudantes de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada por meio do estágio curricular obrigatório. Desenvolvimento do trabalho: Este estudo consiste em uma abordagem descritiva, sob a forma de um relato de experiência, descrevendo o estágio curricular obrigatório realizado no âmbito de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por acadêmicos de uma IES privada, localizada no município de Vitória, estado do Espírito Santo, onde os estudantes são conduzidos por preceptores com formação na área a ser trabalhada, durante os meses de setembro a dezembro de 2023. Resultados e/ou impactos: Durante os estágios, foi apresentado o campo de prática em sua totalidade, fato este que perpassa desde o conhecimento das principais patologias prevalentes no território até as potencialidades ali vivenciadas. Dentre as diversas patologias, uma chamou a atenção devido a necessidade da equipe desenvolver a atenção ampliada para prestação de uma assistência efetiva. O paciente G,G,S. de 23 anos, era portador de uma condição chamada Pioderma Gangrenoso, de origem desconhecida, que provoca lesões na pele. As lesões iniciaram em 2017 e somente em 2020 foi diagnosticado. Nesse período, o paciente passou por limitações psicossociais importantes que comprometeram sua autonomia. A atuação da equipe envolveu, primeiramente, a criação de um vínculo de confiança possibilitando a realização de curativos e adesão aos demais tratamentos propostos. Além desse aprendizado, foi realizado atividades externas que configuram a aplicação das políticas públicas em andamento no país, como a educação em saúde nas escolas, atendimentos aos pacientes crônicos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros, Considerações finais: O estágio curricular obrigatório proporcionou experiências diretamente com a comunidade capazes de promover aos acadêmicos a oportunidade de desenvolvimento em um contexto que representa um campo fértil para prestação da assistência integral e centrada no paciente, conforme a exigência existente para os profissionais que atuam no SUS.

     

  • Keywords
  • Atenção Primária à Saúde, Ensino, Sistema Único de Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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