Apresentação: O presente trabalho trata sobre a importância no processo de valorização do ensino-aprendizagem. A participação do aprendente, possibilita a produção de trocas reflexivas, conjuntamente ao ensinante, gerando a construção do conhecimento. A conexão das temáticas Saúde Mental e Pandemia e os atravessamentos que aconteceram com os profissionais da saúde, docentes e discentes, no decurso pandêmico, foi o ponto inicial para o desenvolvimento do planejamento de aula, articulando-o ao processo de formação. Descrever a experiência, como enfermeiro docente, doutorando do Programa Acadêmico em Ciências da Saúde, vivenciada na disciplina Estágio à docência, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, pertencente à Universidade Federal Fluminense, no município de Niterói – RJ, é o objetivo deste resumo. Desenvolvimento: Realizado encontro com a docente titular da disciplina, para apresentação e apreciação das ideias e etapas da aula expositiva dialogada, que foram construídas, objetivando a implementação das atividades. O planejamento foi analisado, ajustado e validado para ser desenvolvido durante o período que compunha a programação do tempo de aula previamente definido. Durante o desenvolvimento, foi apresentado o principal conceito sobre saúde mental. Disponibilizados dados numéricos oficiais sobre a pandemia COVID-19, retirados dos principais sites autorizados para divulgação. Foram socializadas imagens da pandemia, objetivando reflexões dos discentes e ainda distribuição de artigos científicos atuais para posterior discussão sobre os principais elementos percebidos. A escuta ativa esteve presente durante a condução da aula e a vivência que os discentes presenciaram durante a pandemia e suas percepções acerca da saúde mental, foram articuladas ao processo de formação. Resultado: A construção das ideias e o desenvolvimento das etapas de “ensinagem” foram assertivos, diante ao feedback gerado pelos discentes, através do aplicativo WhatsApp. Foi perceptível o interesse dos alunos sobre a conectividade das temáticas abordadas, com participação ativa em todas as etapas propostas, exposição das emoções vivenciadas durante a pandemia, pelo profissional enfermeiro docente e pelos discentes, além dos atravessamentos surgidos, durante o processo de formação profissional e acadêmica. O encontro ocorrido foi permeado por trocas dos principais contextos, onde se pode colocar em roda de discussão, os agravamentos da saúde mental, assim como, alguns elementos fundamentais para a manutenção do controle emocional e equilíbrio psicológico, promovendo a construção de pensamento crítico-reflexivo sobre uma temática que esteve em evidência durante a pandemia – a saúde mental. Considerações finais: A partir do processo da ensinagem e de processos significativos adotados durante a aula expositiva dialogada, respeito e formação de qualidade, foi possível construir momentos de reflexões relevantes no contexto educacional, conectando às temáticas discutidas e seus desdobramentos. A construção e desenvolvimento de um processo de interação reflexiva entre docente e discente, possibilita a transformação de ambos.