Experiência do Serviço de Telemedicina em Borba, Amazonas: o olhar do médico.

  • Author
  • Ananda Miranda de Lima
  • Co-authors
  • Airton Ribeiro Lopes , Ronaldo Queiroz de Sá
  • Abstract
  •  

    Apresentação do trabalho e o objetivo

    No município de Borba, o serviço de telemedicina oferecido através do Projeto de Assistência Médica Especializada Via Telemedicina (TELEAMES), promovido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), tem sido oportuno para o fortalecimento do atendimento ambulatorial. O serviço através da tecnologia com resposta direta e interativa supera as expectativas de atingir e garantir os princípios de equidade, universalidade e integralidade, uma vez que tem como objetivo ampliar a capacidade da rede de saúde, reduzir espaços geográficos, custos e tempo de espera para atendimento à população que vivem em áreas distantes. O serviço conta com a parceira do programa com o Hospital Israelita Albert Einstein e sua expertise nesse serviço de excelência. Os atendimentos on-line acontecem durante os 5 dias da semana, com horários disponíveis pelo período da manhã e tarde, sendo ofertadas diversas especialidades, com: endocrinologia adulto e pediátrico, neurologia adulto e pediátrico, gastroenterologia adulto e pediátrico, pneumologia, cardiologia, infectologia, psiquiatria, pediatria e reumatologia.

    Desenvolvimento

    Os atendimentos acontecem numa sala reservada no Ponto de Telessaúde de Borba, onde há um médico mediador e um técnico administrativo exclusivos, que contam com equipamentos tecnológicos adequados, internet de qualidade e equipe qualificada para realizar as atividades. Foi elaborado um fluxograma para organizar o serviço, que tem recebido encaminhamento dos médicos das Unidades Básicas de Saúde e outros pontos de atenção, portanto, o cliente comparece ao Ponto de Telessaúde com o Termo de Referência. Chegando até o serviço, o médico mediador realiza uma reavaliação, e confirmada a necessidade de atendimento especializado, é feito o cadastro na plataforma e agendado o paciente para a data e o horário disponíveis. No dia da consulta, é realizada a triagem dos pacientes, procedimento padrão, e encaminhado para a sala com o médico mediador. Todas as teleinterconsultas seguem as premissas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante sigilo aos dados sensíveis das pessoas atendidas. Ao final das teleinterconsultas, as condutas ficam registradas no sistema e são transcritas pelo médico mediador que faz a condução dos casos e orientações. Têm-se assegurado o retorno dos pacientes tão logo que realizem os exames necessários solicitados ou para reavaliar os que ficaram com medicações prescritas. Diariamente são realizadas as teleinterconsultas e o seguimento dos pacientes que vivem tanto na sede do município quanto os que são provenientes das comunidades próximas e necessitam de atendimento com o especialista.

    Resultados

    O projeto tem impacto positivo na vida dos pacientes, uma vez que a telemedicina tem facilitado o acesso às consultas especializadas, reduzindo a fila de espera do SISREG, reduzindo custos com deslocamentos desnecessários e consequentemente melhorando a qualidade da assistência prestada, tornando-a mais resolutiva, além de qualificar os profissionais através de educação permanente e para além disso melhora a satisfação do usuário.

  • Keywords
  • Telemedicina, Atenção Primária, Sistema Único de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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