Uhsã Uku´Úsé (Nossas Vozes): Vivências de uma Estudante Indígena em um Programa de Rádio na Fronteira Oeste

  • Author
  • Gisele Viana Arantes
  • Co-authors
  • Letícia de Araújo Pinto , Marilia Floor Kosby
  • Abstract
  • Desde a chegada dos portugueses, os povos originários sofrem com ameaças ao seu própio território e cultura. Além desses ataques, que se estendem até os dias de hoje, suas vozes são silenciadas e seus direitos de ser e permanecer, são desrespeitados. Por conta desses ataques, é importante trazer visibilidade a esse povo, para que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos respeitados. Considerando essa problemática, o programa de rádio Uhsã Uku´Úsé (Nossas Vozes), projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana, visa promover o diálogo a partir das experiências de encontros entre estudantes indígenas e quilombolas, a comunidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, e região. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada de uma estudante indígena, do povo Tukano, como mediadora desses encontros. Trata-se de um relato de experiência a partir da perspectiva de uma discente indígena, do curso de Enfermagem, participando de forma ativa como mediadora, do projeto de extensão. O programa de rádio Uhsã Uku´Úsé (Nossas Vozes), é uma parceria da Unipampa com rádio São Miguel, vinculado às ações do projeto de extensão A Grande Saúde dos Povos, o qual possui viés intercultural, coordenado pela docente do campus, vinculada ao curso de Medicina. Os encontros ocorreram pela parte da noite, no espaço físico da rádio São Miguel, no período entre agosto e dezembro de 2023. O intuito foi apresentar à comunidade ouvinte, os diferentes povos e comunidades que frequentam a Unipampa e cidade, e assim, desfazer os estereótipos e preconceitos quanto aos modos de viver dessa população. Durante os encontros, foram entrevistados alunos indígenas de diferentes grupos étnicos, entre eles os: Tariano, Kaingang e Baré, dos cursos de Enfermagem, Medicina e Medicina Veterinária. Ao longo das transmissões, os participantes compartilharam suas vivências em seus mais diversos cenários; em suas aldeias de origem, suas tradições e crenças, quanto a sua culinária, os desafios que os mesmos enfrentam nos dias atuais. Além disso, também foram destacadas as barreiras quanto ao percurso escolar e as dificuldades enfrentadas dentro da universidade, a importância de abordar sobre a cultura e medicina regional desses povos dentro do ambiente acadêmico, a fim de promover novos saberes do se fazer saúde. O trabalho contribuiu de forma positiva para a formação acadêmica e pessoal dos envolvidos, pois proporcionou um espaço no qual foi possível expressar-se e conhecer melhor outras realidades. Diante do que foi exposto, conclui-se que o projeto trouxe contribuições significativas para a comunidade acadêmica e regional, pois promoveu o diálogo com grupos que, historicamente, são desassistidos. A partir disso, faz-se necessário promover encontros com a comunidade indígena e quilombola, pois os povos precisam estabelecer sua presença no contexto urbano, nas aldeias e em todo e qualquer lugar que assim desejarem. Ocupando espaços políticos, econômicos e sociais na sociedade, a fim de se fazerem vistos e ouvidos, sendo capazes de contar suas próprias histórias. 

  • Keywords
  • Indígena, Quilombola, Vivências, Projeto de Extensão
  • Subject Area
  • EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, de Classe, Gênero e Sexualidade
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