Educação para alteridade e movimentos do fazer-se em uma Política Estadual de Promoção da Equidade em Saúde

  • Author
  • Guilherme de Souza Müller
  • Abstract
  • A pesquisa aborda o problema do campo moral-social da exclusão da alteridade, da inaptidão do viver juntos e do exílio de determinadas formas de existir. Corpos estabelecidos como anormais, monstruosos, diminuídos do seu poder de afetar e ser afetado, clamando por aparecimento e pelo direito de existir. Amplia, dentre outras lentes, o biopoder sobre os indivíduos e a biopolítica sobre as vidas, que resistem e se movimentam enquanto corpos políticos e multidões. Que se chocam às técnicas de poder normalizantes e de captura do neoliberalismo e de um capitalismo farmacopornográfico, em busca de uma nova circulação dos afetos. Como respostas de iniciativas públicas à exclusão da alteridade, apresentam-se políticas para a inclusão e para a equidade em seus processos de construção. Em 2020, através do movimento de trabalhadores da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), em prol da redução das iniquidades no SUS para as populações em situação de vulnerabilização, cria-se a primeira Política Estadual de Promoção da Equidade em Saúde (POPES). Tal Política reúne um  conjunto  de  grupos populacionais, sendo  a  população de  Lésbicas,  Gays,  Bissexuais,  Travestis  e  Transsexuais  (LGBT+),  povos  indígenas, população em  situação  de  rua,  população  negra e quilombola,  povos  ciganos,  população  privada  de liberdade, população de migrantes e  população  do  campo, entre outras. Este trabalho realizou uma cartografia dessa nova legislação, conjuntamente com os testemunhos dos operadores dessa política, como forma de posicionar sua atribuição enquanto resposta pública, assim como os circuitos de afetos presentes, sua capacidade de acolher a interseccionalidade, de recriar diferentes modos de intervenção e de superar as iniquidades presentes no SUS a partir da constante transformação da vida e da diversidade. Possibilitar, dessa forma, mover-se através de lentes de análise que acolham a imprevisibilidade dos afetos, problematizar sua emergência, suas tarefas e seus compromissos com a existência e resistência de vida de todas as pessoas. Como resultados, a partir dos documentos de políticas para populações específicas, dos documentos de construção de oficinas macrorregionais da POPES e dos testemunhos chega-se em uma noção de “educação para a alteridade” e dos “movimentos do fazer-se” como intervenção-formação ou formação-intervenção. A educação como criadora de um movimento do "tecer" e de produção de afetos para a constituição de novas possibilidades e rumos para a promoção da equidade em Saúde no SUS.

  • Keywords
  • Educação em saúde, saúde coletiva, alteridade, diversidade
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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