Introdução: A perda auditiva na infância compromete o desenvolvimento de habilidades auditivas, linguísticas e sociais da criança. A estimulação e a intervenção precoce por meio de terapia e uso de aparelhos de amplificação sonora pessoal (AASI) são importantes para melhorar a comunicação. Objetivo: Verificar a efetividade da intervenção fonoaudiológica nas habilidades auditivas e linguísticas de crianças brasileiras com idade entre 6 e 8 anos usuárias de AASI. Métodos: Estudo experimental que analisou o processo de intervenção em crianças de 6 a 8 anos com perda auditiva bilateral leve a grave e surdez pré-lingual usuárias de AASI protetizadas no INTITUTO OTOVIDA via SUS. As informações diagnósticas foram analisadas e avaliações e intervenções foram realizadas por meio do Procedimento de Triagem Auditiva de Glendonald (GASP), teste de discriminação de fonemas com figuras (TFDF), teste de classificação de categoria de linguagem expressiva e Escala de Integração Auditiva Significativa para Bebês e Crianças (IT). -MAIS). Resultados: Participaram do estudo 16 crianças; foram divididos em grupo controle (GC) de seis crianças e grupo intervenção (GI) de dez crianças. Todos os sujeitos da pesquisa foram submetidos a duas sessões de aplicação do protocolo, e o GI passou por seis sessões de intervenção fonoaudiológica. No IT-MAIS, o GC teve aumento de 9% na pontuação, e o GI teve aumento de 3% após intervenção. O TFDF obteve aumento de 5% no GI na capacidade de discriminação fonêmica. Os testes de classificação das categorias de linguagem expressiva e GASP foram considerados pouco sensíveis para modificar os parâmetros das habilidades auditivas e linguísticas. Conclusões: O estudo encontrou uma melhora significativa entre os GI no protocolo TFDF e um aumento nas pontuações do IT-MAIS em ambos os grupos.