Apresentação:
Nas metodologias ativas os alunos assumem o centro do processo educacional, sendo estimulados a aprenderem de forma autônoma e participativa. Isso deve ocorrer através de disparadores, situações problemas, debates e com pensamento crítico. Por ser um método que recentemente está sendo amplamente utilizado na área da saúde, este trabalho tem o objetivo de descrever a experiência do primeiro contato com metodologia ativa em uma residência multiprofissional.
Desenvolvimento do Trabalho:
Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. A amostra consiste na visão de um enfermeiro e uma psicóloga durante uma residência multiprofissional, na região sul do Espírito Santo. Com isso, as informações relatadas no presente estudo consistem nas impressões e dificuldades encontradas no primeiro contato com a metodologia ativa.
Resultados:
Os profissionais da saúde em questão tiveram toda a formação com a metodologia tradicional, onde o conhecimento era repassado por professores quase sempre de maneira vertical e pouco discutida. As avaliações do aprendizado ocorriam por meio de provas ou trabalhos escritos, para os quais eram atribuídos um valor numérico, que simbolizava o sucesso ou insucesso na disciplina. A partir da residência multiprofissional, os profissionais passaram a aprender por meio da metodologia ativa, tanto no cenário de prática como nas tutorias, que eram as aulas teóricas semanais. À priori o impacto foi grande, por serem expostos a um tipo de metodologia na qual cobra-se com maior intensidade por produtos da aprendizagem, e que tinha que discutir com os outros residentes sobre as situações problemas e questões norteadoras. A avaliação é qualitativa, de modo que são atribuídos conceitos de “satisfatório” ou “precisa melhorar”, de acordo com as habilidades que esperavam-se que fossem desenvolvidas durante aquele período. Dessa forma, surgiram diversos tipos de dificuldades, como por exemplo, a timidez, pois nas experiências anteriores não era comum participar ativamente nas aulas. Outra dificuldade enfrentada foi a necessidade de desenvolver uma disposição para buscar o conhecimento por conta própria, pois o conteúdo não era exposto através de aulas. Além disso, um obstáculo encontrado foi a falta de capacitação também dos docentes para ensinarem e avaliarem os discentes através dessa metodologia de forma adequada.
Considerações Finais:
A metodologia ativa é uma modalidade de ensino em que objetiva-se estimular o aluno a buscar o conhecimento, sendo que, para isso, é necessário desenvolver a disposição, o interesse e a proatividade do aluno. Portanto, pode ser uma ferramenta útil na educação continuada, para formar profissionais de saúde desenvolvendo não só sua capacidade teórica e técnica, mas também habilidades comportamentais que podem ser importantes para a prática de trabalho. Contudo, os professores, preceptores e tutores devem ser capacitados para estimular o processo de aprendizagem sem permitir que o aluno fique “abandonado” no processo de aprender, pois isto pode gerar o efeito oposto do objetivo desta metodologia.