INTRODUÇÃO: A Educação Popular em Saúde e Saúde Ocupacional para trabalhadoras da rede escolar municipal no nordeste do Pará surge como resposta à necessidade de promover ambientes laborais saudáveis e contribuir para o bem-estar das profissionais que atuam no setor educacional. Considerando os desafios específicos enfrentados por essas trabalhadoras, este estudo busca desenvolver estratégias eficazes para promover a saúde e prevenir doenças no contexto escolar. OBJETIVO: O objetivo central deste trabalho é implementar ações de Educação Popular em Saúde voltadas para as trabalhadoras da rede escolar municipal no nordeste do Pará, visando fortalecer a consciência sobre questões relacionadas à saúde ocupacional e promover práticas saudáveis no ambiente de trabalho. Pretende-se, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas profissionais. ORIENTAÇÃO TEÓRICA: A fundamentação teórica deste estudo baseia-se nos princípios da Educação Popular em Saúde, que enfatiza a participação ativa, a troca de saberes e a construção coletiva de conhecimentos. Além disso, serão considerados elementos da saúde ocupacional, abordando temas como ergonomia, prevenção de doenças ocupacionais e promoção de ambientes de trabalho saudáveis. METODO: A pesquisa será conduzida por meio de abordagens participativas, como oficinas, palestras e atividades práticas, envolvendo as trabalhadoras da rede escolar municipal. A coleta de dados incluirá entrevistas, observações e análise de registros de saúde, permitindo uma compreensão holística das condições de trabalho e saúde. A partir dessas informações, serão desenvolvidas estratégias personalizadas para a realidade local. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final do estudo, espera-se obter insights valiosos sobre as necessidades específicas das trabalhadoras da rede escolar municipal no nordeste do Pará, proporcionando subsídios para a criação de programas de Educação Popular em Saúde e Saúde Ocupacional mais eficazes e adaptados à realidade local. A implementação dessas ações visa não apenas melhorar a qualidade de vida dessas profissionais, mas também contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis no âmbito educacional.