IMPLANTAÇÃO DA VSPEA EM UM MUNICÍPIO DO CENTRO DO ESTADO

  • Author
  • andreia moro da silva
  • Co-authors
  • Caroline Bozzetto De David , Izabel Cristina Assmann Lamaison , Sheila Kocourek
  • Abstract
  • A Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) surge como uma resposta necessária e urgente aos desafios enfrentados por essas populações, visando implementar ações integradas de promoção, vigilância, prevenção e controle de agravos decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos. O objetivo deste trabalho é relatar o processo de implantação da VSPEA no município de Agudo. Tal ação representou um avanço significativo na promoção da saúde das populações expostas na região de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS). 

    No ano de 2022 foi criado um Grupo de Trabalho (GT), e mensalmente são realizadas reuniões com a participação de servidores da 4ªCRS, CEREST, representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais, EMATER, hospital, Equipes de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, secretaria da agricultura e do meio ambiente, coordenador de saúde e representantes das vigilâncias em saúde do município. O GT estabeleceu ações, como a elaboração de material educativo (folder e cartaz explicativo). O folder apresenta informações sobre os sintomas de intoxicação e os canais para denúncia, sendo direcionado a população em geral. Também foi distribuído para as crianças nas escolas, com o objetivo de torná-las multiplicadoras do tema junto às suas famílias e comunidade. O cartaz foi elaborado para os profissionais da saúde e aborda dados epidemiológicos específicos, tipos de agrotóxicos (agrícolas e domésticos), ficha de notificação compulsória de intoxicação exógena, distinção entre intoxicação aguda e crônica, sinais e sintomas, e medidas para evitar a intoxicação. Essas estratégias visam promover uma maior conscientização sobre os riscos da intoxicação por agrotóxicos e incentivar práticas preventivas na população, bem como, maior atenção dos profissionais de saúde na identificação dos sinais e sintomas de intoxicação. 

    No ano de 2022, o município registrou 51 notificações compulsórias ligadas à saúde do trabalhador, das quais apenas três estavam relacionadas à intoxicação exógena. Já em 2023, foram registradas 170 notificações compulsórias relacionadas à saúde do trabalhador, com 37 delas referentes à intoxicação exógena. Como resultado dessas ações, o município de Agudo registrou um aumento de 233% na proporção de notificações compulsórias relacionadas à saúde do trabalhador, comparando os anos de 2022 e 2023. Esse avanço demonstra o comprometimento e a efetividade das ações implementadas no âmbito da VSPEA. Ainda, como resultado dessa implantação, em 2023 ocorreu o 1º Encontro Regional de Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos, que surgiu com o objetivo de ampliar o alcance das ações educativas e conscientização para instituições privadas e profissionais de saúde dos municípios de abrangência da 4ªCRS.

    A implantação da VSPEA em Agudo demonstrou ser uma iniciativa fundamental na promoção da saúde e na prevenção de agravos relacionados à exposição à agrotóxicos. A realização de capacitações, criação de materiais educativos e a organização de eventos foram fundamentais para fortalecer o conhecimento e a conscientização sobre o tema. Assim, a parceria entre diferentes órgãos e instituições proporcionou uma abordagem multidisciplinar e abrangente, enriquecendo o debate e ampliando possibilidades de intervenção.

  • Keywords
  • Vigilância em Saúde, Agrotóxicos, Educação em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
Back