O uso do método Design Thinking para a construção de um aplicativo em saúde em parceria com os indígenas Warao em situação de refugiados, Belém-Pará

  • Author
  • Bárbara Paiva Hrenchir
  • Co-authors
  • Maria da Graça Xavier Lopes , Maria Simone Lopes da Silva , Maria Sueli Xavier Lopes , Ingrid Bentes Lima , Samantha Pereira Caldas , Anderson Raiol Rodrigues
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: Os presentes achados são partes dos resultados de uma tese de doutorado que desenvolveu um aplicativo em saúde para o autogerenciamento de informações vacinais de sarampo para os indígenas Warao em situação de refugiados. O método utilizado na tese foi o design thinking que consiste em um processo de design de solução de empatia com o usuário, isto é, trata-se de um design intencional, com prototipagem rápida e interação rápida e sucessiva com a integração de feedback do usuário para gerar soluções viáveis, desejáveis e práticas. Entre os diferentes autores que descrevem o design thinking, optou-se mais precisamente pelo Design Thinking do kit de instruções do chamado IDEO que é um guia de processo focado na criação de soluções para ambientes com poucos recursos. Esse kit foi criado em 2009, pela IDEO, que é uma organização sem fins lucrativos que tem o apoio da Fundação Bill Gates Melinda Gates. Então, com base nesse kit a tese foi desenvolvida em três etapas do design thinking que são: Ouvir, Criar e Testar. Mas, neste resumo, será trazido somente os resultados da segunda etapa “criar”. Mas, sumariamente descrevemos que na etapa “Ouvir foi ouvida a comunidade de indígenas Warao em situação de refugiados para entender as suas necessidades e as dificuldades de armazenamento de informações vacinais, também nesta etapa foi criada empatia com os indígenas Warao, visitas ao local e entrevistas. Já etapa “Criar” consistiu em aplicar técnicas de brainstorm, para orientar a prototipagem rápida do aplicativo móvel com participação ativa de indígenas Warao.  Por fim, a última etapa, chamada de “Testar”, foi propriamente a entrega dos protótipos aos usuários finais para reagir e incorporar seus comentários no próximo ciclo de ideação do aplicativo móvel em saúde.

    DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA:  A etapa “criar” aconteceu no período de maio de 2024, em um abrigo oficial de refugiados do governo do estado do Pará na cidade Belém, especificamente, na sala de reunião desse abrigo pelos turnos da manhã, duas vezes por semana. A equipe que fez parte dessa etapa foi composta por doze indígenas Warao, um desenvolvedor software, uma pesquisadora responsável pela pesquisa, um ilustrador gráfico de imagens e um intérprete de língua espanhola e Warao. Nessa etapa, as reuniões foram do tipo brainstorming. O brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas. As ideias trazidas pelos brainstormings foram armazenadas no programa GitMind- ferramenta online e gratuita de mapa mental e fluxograma com uma vasta biblioteca de modelos. As ideias foram discutidas por todos em cada sessão brainstorming: sendo riscadas da lista as rejeitadas por consenso; já as aprovadas permaneciam ativas até próxima sessão.

     RESULTADOS:  Ao todo na fase “criar” foram realizadas 5 sessões brainstorming, em que se definiu os itens (funções e conteúdo) que deveriam ser incorporados no protótipo do aplicativo em saúde. Todos os resultados da sessão de Brainstorming tiveram participação ativa dos indígenas Warao, todo o tempo a pesquisadora responsável utilizou uma linguagem simples, lúdica e de fácil compreensão para melhor conduzir as reuniões e ajudar na inclusão dos indígenas Warao em todo o processo. Na Primeira sessão de Brainstorming- A equipe definiu os requisitos funcionais do aplicativo móvel (definição das tecnologias para determinar as interfaces do usuário e o UML (Unified Modeling Language) e a definição dos requisitos não funcionais do aplicativo (sistema base, lógico e a visualização do sistema). A segunda sessão de brainstorming- definiu-se o conteúdo das interfaces. Na terceira sessão de brainstorming foi definido as imagens para compor os ícones dos aplicativos pelos indígenas Warao. A quarta sessão de brainstorming- Apresentação do protótipo com união das interfaces e o sistema lógico do aplicativo em saúde. A quinta sessão de brainstorming -testes automatizados no protótipo para reduzir as possíveis instabilidades do aplicativo no celular e instalação do protótipo no Play Store para teste pelos indígenas Warao. Nessa etapa, também foram selecionadas as bibliografias do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde como base para a construção dos conteúdos sobre o sarampo e as informações vacinais. Após selecionadas as palavras em português para compor as interfaces, elas foram traduzidas para o espanhol e para o Warao pelo tradutor da equipe. As figuras que compuseram o aplicativo móvel foram confeccionadas pelo ilustrador gráfico da equipe, o qual utilizou o programa Adobe Photoshop. Enquanto, as 52 construções das interfaces do aplicativo e seu sistema foram realizadas pelo desenvolvedor software – que utilizou os programas Visual Studio (Vs Code) para a programação do aplicativo e o Android Studio para gerar o sistema Android e o teste de aplicação.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS:  Espera-se que essa experiência proporcione o rompimento de preconceitos com os indígenas em situação de refugiados. E, incentive cada vez mais pesquisas com o público-alvo indígenas Warao como participantes ativos em seu processo de cuidado em saúde. Também, esse relato de experiência visa mostrar um caminho possível de interação com público-alvo da pesquisa por meio do método Design thinking e assim indicar de possíveis caminhos para a realização de experiências como essa em outros estudos científicos.

  • Keywords
  • indígenas, design thinking, refugiados
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
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