METODOLOGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA ESCOLA PELO ENFERMEIRO DE FAMÍLIA NA ABORDAGEM A SAÚDE DO ADOLESCENTE

  • Author
  • Michelle Adrianne da Costa de Jesus
  • Co-authors
  • Fernanda Rizo Rodrigues da Silva , Edineia Lazzari , Letícia Lourenço Vieira , Jacqueline Carvalho de Oliveira , Karine Detes Canto , Tatiane Ribeiro Almeida , Gabriela Moiço Azevedo , Marianne de Lira Maia
  • Abstract
  • Apresentação: A presença do enfermeiro em ações educativas na escola se faz relevante para melhor entender quais questões colocam adolescentes em risco, já que é considerado um lugar estratégico para captar esse público que dificilmente busca os serviços de saúde. Existe um forte tabu da família na abordagem sobre as questões afetivo-sexuais, devido ao receio em  influenciar seus filhos a iniciar a vida sexual precocemente ao dialogar com assunto. Objetivo: Analisar as estratégias, com foco na educação sexual e reprodutiva, utilizadas pelos enfermeiros no Programa Saúde na Escola (PSE). Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A revisão integrativa da literatura é uma revisão mais ampla dos estudos, que permite a utilização de estudos experimentais e não experimentais, para uma análise mais completa sobre o fenômeno a ser discutido, direcionando à prática baseada em estudos científicos. As buscas ocorreram, nas bases de dados virtuais utilizando os descritores Enfermagem and Educação sexual and Promoção da saúde em meio escolar, outra junção booleana foi entre os descritores Enfermagem and Educação sexual and adolescente. Foram utilizados artigos científicos disponíveis na íntegra, dos últimos 5 anos, nos idiomas português e espanhol. Sendo excluídos artigos que não fossem de domínio público. Resultados: Neste estudo houve a seleção de 12 publicações disponíveis na BDENF, LILACS, SCIELO e PUBMED. Os temas mais debatidos são: gravidez, métodos contraceptivos e infecção sexualmente transmissível. As estratégias metodológicas utilizadas para abordagem da temática foram: vídeos e jogos educativos, palestras, radioweb, podcast, questionário e entrevistas. As metodologias educativas e utilizadas como estratégia de promoção à saúde nas escolas garantem a captação de adolescentes, fazendo com que elas sejam populares, inovadoras, eficazes e utilizadas de acordo com a realidade local. Considerações finais: Compreende-se que educação em saúde é um dos pilares para prevenção de riscos à saúde, a maneira de ensinar a população sobre a autonomia do cuidado com a sua própria saúde, orientar quanto a prevenção de doenças e agravos e sobre os serviços de saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que impacta positivamente na saúde da população e na diminuição de gastos públicos.

  • Keywords
  • Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Saúde do adolescente.
  • Subject Area
  • EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, de Classe, Gênero e Sexualidade
Back