Apresentação: A adolescência é uma etapa do curso da vida em que precisamos ter acesso à educação em saúde como uma das estratégias para controle do tabagismo, sua prevenção e cessação. O tabagismo é extremamente danoso à saúde bucal dos adolescentes, mas relatos de intervenções educativas antitabagismo em ambienteescolar são escassos no contexto da saúde bucal coletiva. O objetivo neste trabalho é relatar uma experiência educativa antitabagismo realizada entre adolescentes escolares, com ênfase na saúde bucal. Descrição da experiência: A experiência aqui relatada é parte de um projeto de pesquisa realizado no Instituto Federal de Goiás, na região metropolitana de Goiânia. Estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio que estudavamem tempo integral na instituição receberam um panfleto educativo com o seguinte título: “Os riscos do tabagismo à saúde bucal e os benefícios de parar de fumar”. Elaborado por meio do programa Adobe Acrobat, o panfleto continha: 1) Imagens dos principais problemas bucais relacionados ao tabagismo (Câncer da cavidade oral,Leucoplasia, Doença periodontal, Perda dental, Melanose, dentre outros); 2) Texto explicativo sobre os “Riscos do tabagismo” associados a cada um dos problemasilustrados; e 3) Texto explicativo sobre os “Benefícios da cessação do tabagismo” associados a cada um dos problemas ilustrados. Tal conteúdo foi adaptado da Organização Mundial de Saúde, baseado em evidência científica. Seis meses após a referida intervenção, uma amostra de conveniência respondeu às seguintes questões: 1) Você acha que a intervenção educativa realizada na escola (distribuição de panfleto sobre TABAGISMO E SAÚDE BUCAL) contribuiu para aumentar seus conhecimentos sobre os efeitos do tabagismo na saúde bucal?; 2) Você acha que a intervenção educativa realizada na escola (distribuição de panfleto sobre TABAGISMO E SAÚDE BUCAL) contribuiu para você mudar sua motivação para parar de fumar (se você é fumante) ou de começar a fumar ( se você não é fumante)? Para ambas as perguntas, as respostas foram categorizadas como Contribuiu/Não contribuiu. Os dados foram digitados no programa estatístico IBM-SPSS (v23) e analisados de forma descritiva. Resultados: Ao todo, 94 estudantes com idades de 14 a 19 anos receberam o panfleto e responderam às questões avaliativas da intervenção. A maioria (N=87) achou que a intervenção contribuiu para aumentar seus conhecimentos sobre os efeitos nocivos do tabagismo na saúde bucal. Da mesma forma, a maioria (N=70) considerava que contribuiu para uma mudança nasua motivação para começar ou parar de fumar.Considerações finais: Após seis meses, a maioria dos estudantes considerou que a intervenção realizada contribuiu para aumentar seus conhecimentos sobre osefeitos nocivos do tabagismo para a saúde bucal, bem como sua motivação para evitar o tabagismo. Em estudos posteriores, esta autopercepção poderá ser analisada à luz da mensuração normativa de seus conhecimentos e níveis de motivação para fumar antes e depois da intervenção. Com base no presente relato, recomenda-se a intervenção antitabagismo utilizando panfleto educativo sobre tabagismo e saúde bucal como potencial estratégia para ampliar o acesso dos adolescentes escolares às informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios da sua cessação à saúde bucal.